Rodrigo Falabella brilha no Chile e conquista bronze no pan júnior de luta olímpica

O Amazonas voltou a brilhar numa competição de luta olímpica, desta vez em nível internacional. Disputando neste domingo, 14 de julho, o Campeonato Pan-Americano Júnior em Santiago, no Chile, o manauara Rodrigo Falabella, de 19 anos, conquistou a medalha de bronze no estilo livre masculino até 60 kg.

O atleta faz parte do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA), o programa de excelência esportiva financiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel).

Pai do jovem lutador e presidente da Federação Amazonense de Luta Olímpica (Falle), José Falabella Netto, chamou atenção para outro feito inédito. “Com esse resultado, a luta olímpica amazonense agora entra numa fase internacional, com foco nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Além da medalha de bronze, o Rodrigo garantiu a classificação para o Mundial Júnior, que acontecerá de 13 a 18 de agosto, em Sofia, na Bulgária”, destacou o dirigente.

Além de Rodrigo Falabella, o Amazonas foi representado no Chile por Yuri Santos (até 55 kg), Lucas Machado (até 66 kg) e Brenda Ariane Oliveira (até 59 kg).

ESPORTE EM ASCENÇÃO

Desde o ano passado, o Amazonas vem conquistando praticamente todos os títulos na luta olímpica graças à profissionalização da federação e dos treinadores, aos investimentos do Governo e ao apoio multidisciplinar do CTARA.

Para se ter uma ideia do alto nível técnico praticado no Estado, os amazonenses Waldeci Silva (até 60 kg) e Allan Matos (até 74 kg) fazem parte da seleção brasileira principal. Além disso, o Amazonas forma a base das equipes nacionais das categorias cadete e júnior.

(Sejel) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.