Rio Acre transborda em Rio Branco e já desabriga mais de 60 famílias

Amazonianarede – O Rio Branco

Rio Branco – A medição da profundidade do rio Acre feia pela Defesa Civil Estadual em Rio Branco, na manhã desta segunda feira (25), aponta que o manancial ganhou ainda mais força nas últimas 12 horas e está com 14m92cm – transbordamento na capital.

Mais de 60 famílias que moram em áreas atingidas pela enchente já foram levadas para os abrigos públicos no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, mas estima-se que o número de desalojados pela enchente já ultrapasse as 500 famílias, tendo em vista muitos saem por conta própria de suas residências e vão para casas de parentes ou amigos.

Segundo a Defesa Civil em Rio Branco, a previsão é que o rio Acre permaneça enchendo, já que o seu principal afluente, Riozinho do Rôla, recebe muita água em suas cabeceiras.

Além de Rio Branco, os município de Brasiléia e Epitciolândia, também banhados pelo rio Acre, entraram em situação de alerta com a enchente hoje.

Nessas cidades que fazem fronteira com a Bolívia, o rio Acre apresenta profundidade de 10m03, quando a cota considerada de alerta é de 9m80cm.

A enchente de outros rios acrianos também vem castigando os moradores dos municípios de Sena Madureira e Cruzeiro do Sul.

Em Sena Madureira, o rio Yáco está acima da cota considerada de transbordamento (15m20cm), medindo de profundidade esta manhã 15m70cm. Já no município de Cruzeiro do Sul, o rio Juruá permaneceu estável e mede de profundidade 12m38cm.

A boa notícia vem do município de Tarauacá. O manancial que banha a cidade e que leva o mesmo nome, baixou o seu volume de água, apresentando esta manhã somente 6m40cm, quando a cota de alerta do rio Tarauacá considerada pelas autoridades é de 8m50cm. 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.