Revista digital “Amazonas Faz Ciência” é apresentada na SBPC

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) lançou nesta terça-feira (23 de julho) o protótipo da Revista Digital Amazonas Faz Ciência Mobile, para tablets e dispositivos móveis.

Os leitores da revista “Amazonas Faz Ciência”, no formato impresso, agora também poderão lê-la no formato digital. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) lançou, na tarde desta terça-feira (23 de julho), o protótipo da Revista Digital Amazonas Faz Ciência Mobile, para tablets e dispositivos móveis. O evento foi realizado no estande do Governo do Amazonas, no âmbito da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre em Recife (PE).

Iniciativa do Programa de Apoio à Divulgação da Ciência da Fapeam, o protótipo da revista digital reúne conteúdos jornalísticos sobre Ciência de uma forma interativa. Além das matérias de divulgação científica, o leitor poderá conferir vídeos, músicas, sonoras e imagens que complementam os textos. Trata-se de uma versão eletrônica da edição 28 da “Amazonas Faz Ciência”, que marca os 10 anos da Fapeam e do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, do qual também fazem parte a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

A diretora-presidente da Fapeam, Maria Olívia Simão, explicou que a revista digital traz uma entrevista com o titular da Secti-AM, Odenildo Sena, e um vídeo do governador do Amazonas, Omar Aziz. No vídeo, Aziz fala sobre o seu compromisso com a Ciência produzida no Estado, da necessidade de um concurso para a FAP e o estabelecimento de um plano de cargos, carreira e salários.

“O objetivo do protótipo é aproximar a ciência da sociedade, especialmente do jovem que tem interesse por novas tecnologias. Está em negociação com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secti-AM e Fapeam a disponibilização da revista nos tabletes que serão distribuídos pelo Governo do Estado aos professores. Significa que a revista chegará aos professores”, salientou.

Durante o lançamento, o titular da Secti-AM, Odenildo Sena, explicou que o Sistema Público Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação sempre teve o compromisso com a Ciência. Ele pontuou que o lançamento do aplicativo vai permitir que qualquer pessoa com tablet ou um smartphone possa ler a revista. “A iniciativa, sem dúvida, vai fortalecer os mecanismos usados para popularizar a ciência, entre eles: o portal da Fapeam e do Ciência em Pauta, a revista impressa, a TV e a Rádio Fapeam, ou seja, estamos fechando o cerco para que a ciência se aproxime mais da sociedade”, finalizou.

(Agecom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.