Arthur venceu em todas as zonas eleitorais da capital

Reeleito, Arthur Neto fala sobre como vai continuar a administrar Manaus
Reeleito, Arthur Neto fala sobre como vai continuar a administrar Manaus
Reeleito, Arthur Neto fala sobre como vai continuar a administrar Manaus

Manaus, AM – O  prefeito reeleito de Manaus, Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto ou simplesmente  Arthur Neto numa entrevista prestada  ao telejornal AmazôniaTV, a Rede Amazônia, disse que não haverá desta vez lua de me com a vitória e sim começar a a se preparar para enfrentar m ano muito difícil, face as dificuldades que o país atravessa mas com a esperança de tudo  se resolva para o bem de Manaus e do seu povo.

Ele teve 55,96% dos votos válidos, contra 44,04% de Marcelo Ramos (PR). Em entrevista nesta segunda-feira (31), um dia após o pleito, o prefeito falou de metas e orçamento. Ele afirmou que prevê uma gestão difícil nos próximos anos, especialmente em 2017.

“Anos difíceis. Vamos precisar de muita articulação federal, dinheiro federal. Já estamos com pedidos de empréstimos internacionais engatilhados. Faremos um governo com PPPs, Parceria Público-Privada, para podermos arrancar dinheiro, aquele dinheiro que falta à Prefeitura”, afirmou.

O tucano teve 581.777 votos e venceu em todas as 12 zonas eleitorais da capital. Ele atribuiu a vitória à reflexão de eleitores no momento do voto.

“Estava em jogo um projeto de dar continuidade a um bom governo, que foi sempre muito bem avaliado do começo ao fim. É um povo maduro que sabia que muita coisa foi feita e muita coisa precisava fazer. O povo entendeu que havia uma semeadora e que viria o momento da colheita. Esse momento é agora”, disse.
secretarias

Redução de secretarias

Questionado sobre mudanças na equipe de governo e na administração do orçamento municipal, Artur disse que não descarta reduzir secretarias. Ele observou que reduziu de 40 para 21, quando assumiu em 2012. O prefeito disse também que o segundo mandato é “complicado”.

“Com certeza, a forma de agir sobre o dia a dia da cidade, isso vai mudar muito. Não quero um governo que caia na rotina do cotidiano pela seguinte razão: o segundo mandato é um mandato difícil, é um mandato complicado. É um mandato em que você vai continuar um trabalho. Você não tem a mesma lua de mel que você teria se estivesse chegando, como cheguei há 4 anos. Com realismo, vou enfrentar cada

Sem falar em projetos, o prefeito reeleito rebateu críticas ao sistema de saúde municipal. Ele afirmou que há uma comparação errada entre o sistema de saúde do Estado e da Prefeitura.

“A nossa não está com problema nenhum. Essa história de querer misturar a minha prefeitura com a“Maus Caminhos” é ridícula. Simplesmente não há isso”, declarou. Este mês, uma operação da Polícia Federal apontou um esquema de desvio de verba no Sistema Único de Saúde do Governo do Amazonas.

Em relação ao meio ambiente e educação, Artur disse que irá intensificar a educação de crianças nas escolas para que a consciência ambiental seja repassada para dentro de casa e se reflita nas ruas.

Eu preciso muito da colaboração do povo.  Vamos trabalhar muito a educação nas escolas, porque a criança ensina os pais. O lixo mais caro é aquele que está no igarapé porque não deveria existir. A gente fica recolhendo e parece que virou pescador de lixo. Temos que ter os nossos igarapés em ordem”.

Turismo

No turismo, o prefeito declarou que irá promover grandes eventos, a começar pelo réveillon, segundo ele. O objetivo é divulgar Manaus em outros lugares do mundo e aumentar a quantidade de turistas na cidade afirmou ainda que irá articular c

Durante toda a campanha eleitoral, o sistema de transporte público, especialmente a Faixa Azul, foi alvo de críticas de adversários políticos. O projeto deve ser mantido.

Artur afirmou que o projeto de mobilidade urbana da cidade na próxima gestão terá como eixo principal a implantação do BRT, com o alargamento de vias, criação de sete terminais, quatro estações de conexões, além de viadutos e passagem de nível. Todo o projeto será coordenado pelo vice-prefeito eleito, Marcos Rotta.

O BRT

“O BRT sai através dessa gerência que o  Marcos assumirá. A tão discutida na campanha, a faixa azul, ela é essencial para chegarmos ao BRT. Vamos ativá-la onde ela não causar transtornos, onde ela puder beneficiar quem anda de ônibus.

Onde ela está consolidada, como na Constantino [Nery], ela representa uma redução de 6h/dia, de segunda a sábado, para quem usa o ônibus. É uma vida que a pessoa ganha”, disse. “Temos que buscar um bilhão e 200 milhões de reais para fazer o BRT”, acrescentou.

Amazonianarede-TVAM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.