
Manaus – Quase 145 mil estudantes garantiram o recadastramento para a meia passagem em coletivos públicos , no período de 4 a 31 de janeiro. No ano passado foram 350.234 estudantes beneficiados de acordo com dados divulgados pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (Smtu). Quem perdeu o prazo ainda poderá fazer o procedimento pela internet.
Em 2016, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) registrou 144,293 mil recadastramentos e 25,195 mil cadastramentos de novos alunos, para o benefício da meia passagem.
De acordo com a supervisora de bilhetagem do Sinetram, Nara Simões, os alunos que fizerem o recadastramento após do prazo terão que aguardar as escolas fazerem as atualizações, o que pode durar mais tempo por conta do início do ano letivo.
“Quem perdeu o prazo ainda poderá realizar o procedimento, mas o aluno pode custar um pouco a ter sua situação regularizada no sistema. Essa regularização não depende do Sinetram e sim da instituição de ensino a qual ele pertence. Com isso ele corre o risco de iniciar o ano letivo sem estar com a carteira disponível para a compra de créditos. Quem realizou o procedimento dentro do prazo, com certeza não terá problemas”, explica a supervisora.
Os alunos que fizeram o primeiro cadastro pela internet devem procurar qualquer um dos 10 Postos de atendimento do Sinetram, localizados nos PACs e terminais de integração.
Cartão passa fácil
O cartão Passa Fácil de Estudante será emitido após 72h, e será disponibilizado mediante apresentação do RG. Caso seja menor de idade, o aluno deve ir acompanhado do responsável e levar certidão de nascimento ou documento de identidade.
Neste ano de 2016, para os alunos que já possuem o benefício, o recadastro foi disponibilizado exclusivamente pela internet, pelo site estudantes.manaus.am.gov.br. No portal, o estudante vai encontrar orientações de como se inscrever, as lan houses credenciadas, e como realizar o resgate da senha.
Antes do sistema, os estudantes precisavam se deslocar para um dos postos do Sinetram para realizar o registro.
Das 1.380 escolas públicas e particulares registradas pelo Smtu, foram 422.845 alunos cadastrados no sistema em 2015. Desse total, 350.234 foram recadastramento e 72.611 foram cadastros de novos alunos.
Amazonianrede