Projeto “Tucupi de Prateleira” da Fapeam ganha destaque

“Tucupi de prateleira” foi um dos destaques de evento nacional ocorrido em Maceió

 

Projeto prioriza melhoramento do tucupi do ponto de vista comercial

Amazonas – Desenvolvido com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa Sinapse de Inovação, o projeto “Tucupi de Prateleira: envase e rotulagem do tucupi para comercialização em supermercados”,  conquistou o segundo lugar geral na colocação da Mostra Tecnológica do 11º Congresso Norte Nordeste de Pesquisas e Inovação (Connepi), realizado no início deste mês, em Maceió (AL).

O projeto de pesquisa desenvolvido pela finalista do curso de Tecnologia em Processos Químicos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Suane Viana, encontrou formas para que o tucupi tenha maior durabilidade nas prateleiras do mercado.

Segundo Suane, atualmente a iguaria é produzida de forma empírica, extraída em processo de prensagem inadequada, em prensas projetadas visando apenas o seu máximo aproveitamento. Ainda é comercializado de maneira informal em feiras e mercados municipais, em recipientes de politereftalato de etileno (PET), geralmente reutilizados de outras bebidas como refrigerantes, água mineral e sucos.

“Tucupi de prateleira” foi um dos destaques de evento nacional ocorrido em Maceió

“Nossa proposta  de inovação deste projeto é preparar o tucupi a partir do uso de máquina prensa adequada à mandioca, utilizando um processo específico de ultracongelamento para uma maior duração do produto.

Ao final, teremos dois produtos para serem comercializados: o tucupi temperado in natura e o tucupi temperado congelado. A previsão é que eles cheguem ao consumidor em meados de março de 2017”, disse Viana.

Para ela, participar da Mostra foi uma experiência única e foi uma forma de levar o Amazonas para diversos lugares. “Poder mostrar nosso trabalho nacionalmente e ainda conquistar o segundo lugar foi recompensador. Sermos reconhecidos como um dos destaques nos deixou a mensagem de que devemos seguir buscando, trabalhando e desenvolvendo cada vez mais pesquisas inovadoras, pois os frutos virão.

Acreditamos que é por meio de iniciativas como a do ‘Sinapse’, que ações de melhorias e concretude contribuem para o desenvolvimento e para a geração de emprego e renda no nosso Estado”, afirmou Suane.

O primeiro lugar da Mostra ficou com o projeto “Desenvolvimento de Módulos Roteadores e Finais Remotos para Aplicação no Sistema Telemétrico Railbee”, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), e o terceiro lugar com o trabalho “Caixa Eletrônica para o Ensino de Lógica e Matemática”, do Instituto Federal de Roraima (IFRO).

Amazonianarede-Agência Fapeam

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.