Projeto prevê um novo modelo de ciclovias para Manaus

(Foto: Tiago Corrêa – CMM)

A Prefeitura de Manaus está analisando a implantação de um novo modelo de ciclovia atendendo a uma Indicação do vereador Ednailson Rozenha (PSDB) aprovada na Câmara Municipal de Manaus (CMM) em agosto deste ano.

A proposta sugere a construção de um sistema de ciclovias, ciclofaixas e bicicletários na Avenida Governador José Lindoso, a “Avenida das Torres”.

Pela proposta, o calçamento das ciclofaixas seriam na cor vermelha para dar destaque aos motoristas e seguranças aos ciclistas; o projeto também prioriza barreiras físicas de segurança nas laterais que podem amortecer qualquer tentativa de invasão de carros. A ideia garante ainda boa sinalização tanto para os ciclistas como para os condutores de outros veículos e por fim prevê uma iluminação adequada em toda a sua extensão.

Segundo o vereador, a indicação tem como base o sistema de ciclovias da cidade de Sorocaba, em São Paulo, que possui uma das maiores redes de ciclovias do Brasil. São 106 quilômetros de extensão e também é o lugar com o menor índice de acidentes envolvendo ciclistas, próximo a zero.

Com espaço e segurança garantidos, o número de bicicletas só tem aumento na cidade paulista. Segundo a prefeitura local, em quatro anos, o número desse tipo de veículo passou de 190 mil para 300 mil em Sorocaba. Apesar desse aumento, apenas um acidente envolvendo ciclista terminou em morte nos últimos quatro anos.

Rozenha destacou que a construção de ciclovias nas principais avenidas da capital, como a Avenida das Torres, é um dos principais compromissos da atual gestão municipal, que prometeu construir 80 quilômetros até o final da administração.

“A Avenida das Torres tem 6.300 metros de extensão, o equivalente a mais de seis quilômetros, multiplicando por dois (os dois lados da pista) já teríamos aí 12 quilômetros de ciclovia. Esse número já representaria 60% da promessa anual, que é de 20 quilômetros”, finalizou o vereador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.