Projeto PCE trabalha a valorização amazonense através da música

“Espia maninho eu sou dessas paragens, das ‘banda’ de cima do lado de cá. Eu não sou leso nem tico bodó, mas boto no toco se tu me ‘triscá’. Eu não vim no Guaramiranga sou moleque doido, não venha ‘frescá’. Pegue logo o beco e saia vazando senão numa tapa tu vai ‘emborcá’”, diz o cantor de Música Popular Amazonense Nicolas Júnior.

Com este trecho é possível imaginar sobre o assunto que o projeto de pesquisa que os alunos da Escola Estadual Djalma Batista desenvolvem. Música Popular Amazonense, ou podemos chamar de MPA? Esse é o tema trabalhado pelos jovens cientistas, mas será que todo amazonense conhece os artistas da terra? Será que eles têm seus CD’s ou o MP3 na playlist musical?

Elaborado por jovens pesquisadores, sob a coordenação de Juliana Saad, o projeto ‘Música Popular Amazonense: O resgate de nossa identidade regional através de nossos compositores’ busca trazer a valorização de personagens que cantam a Amazônia.

Segundo o jovem pesquisador, Henrique Mathias, as motivações para participar do projeto são as músicas, e a vontade de conhecer artistas locais. “O conhecimento sobre o assunto é precário, por isso buscamos ampliar conteúdo bibliográfico a respeito desta arte”, afirma o jovem.

Toda a realização bibliográfica utilizada para a pesquisa é feita por meio de pesquisas via internet, pois de acordo com eles, há uma precariedade de informações biográficas quando se trata de artistas amazonenses. A ideia em suscitar o assunto foi quando a coordenadora Juliana assistiu a palestra de um estudante que falava da monografia desenvolvida, e que posteriormente a mesma se tornaria em um livro.

De acordo com os jovens cientistas, Alberto Souza, Henrique Mathias, Hinara Barbosa, Rafael Moura e Kerolayne Nunes o interesse em participar do projeto surgiu da vontade de mostrar para a população que ‘artistas da terra’ devem ser valorizados.

“Estamos perdendo nossa identidade. Queremos resgatar a nossa essência”, disse a jovem cientista Kerolayne Nunes. A ideia do grupo é colocar em prática toda pesquisa feita dos astros da Música Popular Amazonense em um festival de música a ser realizado na escola. Com isso se tornará possível fazer com que as pessoas reconheçam a cultura da ‘casa’ e tenham prazer em escutar.

Nem mesmo a precariedade do assunto em livros e na internet, faz com que estes jovens desistam do alvo que o projeto tem. A força de vontade é o que se pode ver em cada um dos sorrisos quando o assunto é MPA.

Sobre o PCE

O Programa Ciência na Escola é uma iniciativa do Governo do Estado do Amazonas via Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, que visa produzir a ciência dentro do espaço escolar, através do desenvolvimento de pesquisas, despertando assim a vocação científica desde a educação básica. O PCE é uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

(Reportagem: Thalles Ataíde)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.