Programas de Residência Médica das fundações vinculadas à Susam recebem novos profissionais

Susam recebe novos profissionais nos seus programas de residência
Susam recebe novos profissionais nos seus programas de residência
Susam recebe novos profissionais nos seus programas de residência

Manaus – O programa de pós-graduação da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realizou nesta segunda-feira (2) a solenidade de formatura de mais sete profissionais, sendo quatro da Residência Médica em Infectologia e três da Residência Médica em Dermatologia.

De acordo com a diretora-presidente da FMT, Graça Alecrim, também nesta segunda-feira o programa recebeu mais 31 profissionais. “Eles iniciam a pós-graduação distribuídos nas cinco áreas de formação oferecidas pelo programa”, informou a diretora.

Os 31 profissionais que ingressaram na Residência Médica da FMT estão distribuídos da seguinte forma: um na especialidade de Doenças Tropicais, oito em Infectologia, três em Dermatologia, cinco em Pediatria e 14 na Residência Multiprofissional, que reúne profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Farmácia. “Atualmente estamos com 64 residentes em formação na FMT”, disse Graça Alecrim. A instituição oferece, ainda, a Residência Médica em Hepatologia.

Nesta segunda e terça-feira (2 e 3), a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), também vinculada à Susam, está recebendo 27 novos médicos residentes. Nestes dois dias, eles participarão do Seminário de Acolhimento, que será realizado no auditório da instituição e tem o objetivo de informar sobre o funcionamento, normas e rotinas do hospital.

O diretor-presidente da FHAJ, Alexandre Bichara, destaca que, em média, a pós-graduação tem duração de três anos, sendo oferecida nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Anestesiologia e Otorrinolaringologia. “Todos os residentes são acompanhados por preceptores. A carga horária é de 60 horas semanais”, explicou o diretor.

Dos 27 novos médicos residentes, dois são para Otorrinolaringologia, 10 para Clínica Médica, quatro para Ortopedia, oito para Cirurgia Geral e três para Anestesiologia.

Na última sexta-feira (27), a FHAJ realizou a formatura de 27 especialistas que nos últimos três anos participaram do programa de Residência Médica da Instituição. A solenidade de formatura aconteceu no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Obstetrícia e Ginecologia

A Maternidade Ana Braga também realizou nesta segunda-feira (2), a solenidade de abertura do Programa de Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia 2015. Realizado em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o programa contará, neste ano, com a participação de 10 residentes, que cumprirão um currículo teórico-prático pelo período de três anos. A maternidade, que funciona no bairro de São José, é referência na rede estadual de Saúde, para o atendimento de gravidez de alto risco.

De acordo com a diretora da maternidade, enfermeira Ana Maria Medeiros, durante a solenidade também ocorreu a entrega de certificados para 35 preceptores do programa. “É uma forma de reconhecimento ao trabalho destes médicos, de elevada qualificação, que atuam de forma voluntária, fazendo o acompanhamento e supervisão dos residentes do programa”, frisou Ana Maria.

Desde que foi implantado, em 2007, o Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Ana Braga já formou 18 especialistas, incluindo cinco que concluíram a pós-graduação nesta sexta-feira (27).

Treinamento em serviço

A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação (curso de especialização), caracterizada pelo treinamento em serviço, funcionando sob a responsabilidade de instituição de saúde, com orientação de profissionais médicos de elevada qualificação. Os programas de Residência Médica são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC).

Amazonianarede-Agecom

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.