Professores municipais destacados no ano letivo, homenageados

Professors da Rede Municipal de Ensino, que se destacaram no ano, recebem homenagens

 

Professors da Rede Municipal de Ensino, que se destacaram no ano, recebem homenagens

Manaus, AM – A Prefeitura de Manaus homenageou nesta semana, os professores que realizaram trabalhos de destaques no ano letivo de 2016 da rede municipal de ensino. Os profissionais premiados fazem parte, agora, da Galeria ‘Obrigado, Professor 2016’, que fica no hall do segundo andar, da sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Parque Dez, zona Centro-Sul.

Os profissionais receberam o prêmio ‘Destaques Pedagógicos 2016’, que tem como objetivo valorizar o professor como principal agente no processo de melhoria da qualidade do ensino e os reconhecer pelos resultados das práticas relevantes realizadas nas escolas da rede municipal de ensino, além de divulgar e difundir as experiências educativas de qualidade executadas nas escolas, que contribuíram para o alcance de marcas positivas, como os números do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) 2015.

Presente na solenidade, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, afirmou que a rede municipal alcançou importantes destaques em âmbito nacional ao longo do ano.

Ele atribuiu o investimento feito na valorização dos professores e profissionais da Educação, a responsabilidade por essas conquistas. “Sem isso não seria possível alcançar esses resultados. Essa é uma homenagem que estimula o mérito e tem sido a nossa forma de trabalhar”, destacou, ao se referir ao pagamento do 14º e 15º salários às escolas que apresentaram um bom rendimento no Ideb.

Destacados com projetos

Foram premiados professores que se destacaram com projetos nas áreas de robótica, música, artes, educação ambiental, literatura, esporte, inclusão de alunos com deficiência, gestão escolar.

Entre os homenageados estavam educadores que alcançaram destaque local, regional e nacional, como o diretor da Escola Municipal Antônio Matias, Rodrigo Froes, que ganhou o prêmio de melhor gestor do país, concedido pela fundação Victor Civita, com o prêmio ‘Gestor Nota 10’.

A secretária da Semed, Kátia Schweickardt, afirmou que a homenagem aos professores é a coroação de um ano bem sucedido para a prefeitura na área da educação. “Conseguimos avançar, mesmo em um ano de grave crise e isso só foi possível graças ao empenho desses professores, seja na gestão, em sala de aula, que trabalharam todos os dias sem perder o ânimo. Ano que vem é ano de Prova Brasil e tenho certeza que nossos resultados serão ainda mais positivos”, observou.

Maior nota do Idebe

O diretor da Escola Municipal Vila da Felicidade, Francisco Sales, foi um dos que recebeu a homenagem. A unidade, que fica no bairro Mauazinho, zona Leste de Manaus, atingiu a maior nota do Ideb 2015 da rede municipal de ensino, 7,6, superando a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para 2016 e atingindo a meta de 2021.

Ele falou sobre a satisfação por ter o trabalho reconhecido com o ingresso na Galeria de Honra da Semed. “Claro que ninguém trabalha apenas para ser reconhecido, mas é importante receber esse tipo de homenagem, principalmente quando vem da própria secretaria. Isso motiva a todos que trabalham na escola, não apenas quem recebe a homenagem”, disse.

Outras experiências que alcançaram grande destaque durante o ano letivo de 2016 foram aquelas que estimularam, por meio das práticas pedagógicas, a utilização de materiais adaptados para alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Trabalho que permite a inclusão social desses alunos.

Entre esses profissionais, está o professor de Educação Física da Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, Alexandre Pinto de Moraes, um dos responsáveis pelos projetos ‘Conviver e Lutar’ e ‘Avatar’, com disputa de futebol para cadeirantes com paralisia cerebral.

“Preciso agradecer primeiramente aos alunos e pais, já que se não fosse por eles, não estaria aqui hoje recebendo esse prêmio. Receber um reconhecimento como esse serve de estímulo para que busquemos sempre melhorar, trazer novidades para a prática pedagógica e, assim, oferecer uma educação cada vez melhor”, finalizou.

Amazonianarede-Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.