Procon Manaus inicia fiscalização de lei que garante direitos a autistas

Procon Manaus inicia fiscalização de lei que garante direitos a autistas

O  Procon Manaus inicia fiscalização de lei que garante direitos a autistas

Manaus,AM – Em vigor desde o último dia 6, a lei municipal nº 2.296/2018, que obriga a inclusão do símbolo mundial do autismo em placas de atendimento prioritário nos estabelecimentos públicos e privados, bem como nas filas de atendimento preferencial da capital, vem sendo fiscalizada por equipes da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus).  Na pratica, a medida regulamenta a preferência para estas pessoas.

Conforme a legislação, o símbolo em alusão ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) deve apresentar a mesma dimensão dos demais símbolos de acessibilidade, como o de cadeirantes, tradicionalmente expostos nas placas de atendimento prioritário.

Supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes, lojas em geral e similares, também se enquadram à regra.

Em caso de descumprimento, as punições previstas são advertência, multa de 20 Unidades Fiscais do Município (UFMs), e em caso de reincidência, a suspensão do Alvará de Licenciamento do estabelecimento, na terceira constatação, até o cumprimento da lei.

Adequação

Os estabelecimentos tiveram um prazo de 90 dias, após a publicação do Decreto nº 4.300/2019, assinado pelo prefeito de Manaus, Arthur Neto, no dia 5 de fevereiro deste ano, para se adequar.

Durante o período os fiscais do Procon Manaus estiveram nas ruas realizando blitze educativas, para garantir que os estabelecimentos públicos e privados de Manaus se adequem à nova lei e passem a oferecer atendimento prioritário aos autistas.

O coordenador do Procon Manaus, Rodrigo Guedes, explica que no primeiro momento a intenção é a de sensibilizar a população, para que ela entenda que o autista tem seus direitos e prioridades, sem nenhum tipo de discriminação, “Nós começamos a executar a Lei 2.296/2018, aqui pelo Procon Manaus.

A lei sancionada pelo prefeito Arthur Neto, cria uma nova forma de divulgação sobre o Transtorno do Espectro Autista, para que a sociedade saiba que essas pessoas não são facilmente detectáveis, então elas precisam usar vagas de prioridade de estacionamento e também atendimento preferencial nos caixas e guichês de atendimentos. Muitas vezes são discriminadas e atingidas moralmente, porque as pessoas suspeitam que elas estejam fraudando esse direito”, observou Guedes.

 

Denúncias e reclamações

O Procon Manaus orienta os consumidores a sempre exigirem seus direitos. Caso um estabelecimento descumpra a lei, o consumidor deve registrar sua denúncia ou reclamação, por meio do telefone 0800 092 0111 ou WhatsApp (92) 98842-3030.

O consumidor também pode registrar a ocorrência na sede do órgão, localizada na rua Afonso Pena, 38, Praça 14 de Janeiro, zona Sul.

Amazoninarede

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.