Pressionado Bi Garcia anuncia desapropriação e a criação de novo bairro em Parintins

Pressionado Bi Garcia anuncia desapropriação e a criação de novo bairro em Parintins

Parintins, AM – O prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSDB), cedeu à pressão do grupo que ocupa, desde o mês de junho de 2016, uma vasta área de terra, localizada nos arredores do bairro Pascoal Alaggio. O local foi ocupado por cerca de 5 mil famílias.

No fim tarde de quinta-feira, 13 de abril, o prefeito Bi Garcia, acompanhado do vice Tony Medeiros, vereadores e assessores, foi até a ocupação de terra para reunir com os moradores e junto a eles formar uma comissão que buscará na justiça a desapropriação da área pertencente ao bairro e ao loteamento Lady Laura que são propriedades privadas.

Com a desapropriação da área, a prefeitura pretende exercer a compra para iniciar o processo de organização e formação de um bairro na área ocupada. Para isso, uma comissão composta por três moradores e membros do setor jurídico do Município foi formada para iniciar as tratativas de negociação na Justiça.

Em entrevista concedida à imprensa no começo do ano, Bi Garcia, disse que não iria tolerar as invasões no município, ao mesmo tempo em que afirmou que em época de campanha não teria ido ao local conversar com os líderes para pedir votos.

Porém, um dos coordenadores, ao ouvir tal depoimento do prefeito, em contato com o Repórter Parintins, deixou claro que Bi Garcia não foi mesmo ao local, mas diversos candidatos que pleiteavam votos para a Câmara, sim. Os então candidatos pediam votos em nome de Bi Garcia.

Segundo o prefeito, a terra da ocupação está sob judice por algumas questões que envolvem a comprovação de posse da área. Devido a isso, o prefeito anuncia que buscará a aceleração do processo para que o local seja desapropriado, atendendo aos anseios dos proprietários e também dos ocupantes. “Vamos buscar a negociação primeiro na Justiça e depois com a família. Não quero prejuízo para eles nem para vocês”, falou o prefeito Bi Garcia aos ocupantes.

Além da formação da comissão, o prefeito Bi Garcia assegurou que retomará a construção das casas populares e do sistema de abastecimento de água no Pascoal Alaggio. “Precisamos reativar esse projeto. Nós já encaminhamos um pedido à Caixa Econômica Federal para que a gente possa retomar o convênio e terminar essas obras”, frisou.

Durante o encontro com os moradores, o prefeito ouviu suas principais demandas e anunciou que articulará a formação de uma guarda comunitária para dar mais segurança na ocupação e que negociará junto à Amazonas Energia a ampliação da rede elétrica para a área.

A medida anunciada pelo prefeito de desapropriar a área ocorre no momento que teve seu nome citado pelo juiz da 1ª Vara da Comarca de Parintins, Fábio César Olintho de Souza, onde Bi Garcia e a ex-secretária de Finanças, da primeira gestão tucana, Bianca de Alencar Mourão, se tornaram réus no Caso Pérgula. Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Parintins.

Amaznianarde-Reporter Parintins

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.