Amazonianarede – Semcom
A Prefeitura de Manaus lançou, na manhã desta segunda-feira (25), o projeto ‘Feira Limpa, Saúde Legal’, que vai recuperar feiras e mercados da cidade.
O evento fez parte da comemoração de 19 anos da feira Manaus Moderna, localizada na rua Barão de São Domingos, n.º 268, Centro.
Em Manaus existem 44 feiras e mercados que serão visitadas pela equipe do projeto, coordenado pela Secretaria Municipal de Empreendedorismo e Abastecimento (Sempab), em parceria com outros órgãos municipais. A meta é tornar os espaços mais humanizados para receber a população local e também os turistas.
“Esse é um programa que vai na direção de termos ambientes melhores nas feiras, desde a infraestrutura à qualidade no atendimento, higiene e organização. É apenas o começo da aproximação junto aos feirantes para debatermos os problemas especifico de cada feira”, destacou o secretário da Sempab, Jeferson Praia.
Até o domingo de Páscoa (31), o projeto municipal continuará com as atividades concentradas nas feiras Manaus Moderna e Panair, locais bastante procurados para compra de pescado durante a Semana Santa.
“Queremos que as pessoas possam chegar aqui e percebam um trânsito melhor, muito mais organizado, que tenha limpeza e um melhor atendimento”, completou Praia.
Atividades de orientação quanto ao manuseio de alimentos, descarte do lixo produzido, controle da poluição sonora, além do corte de cabelo e emissão de documentos se destacaram entre as ações que marcaram o lançamento do projeto na feira Manaus Moderna, que chega aos 19 anos de existência com a esperança de dias melhores.
“Desde o seu primeiro mandato, o prefeito Arthur Virgílio Neto fez muito por nós feirantes, sempre trabalhamos em parceria e o resultado pode ser visto hoje. Agora, pedimos um pouco mais, queremos que o prefeito também faça a revitalização na pintura da Manaus Moderna”, comentou a presidente da Comissão Gestora da Manaus Moderna, Rose Machado.
Ação integrada marca lançamento
O projeto ‘Feira Limpa, Saúde Legal’ contempla a realização de mutirões de limpeza, cursos para qualificação profissional dos permissionários e administradores, que priorizam a higienização dos espaços nas feiras e mercados, bem como os produtos comercializados. Os feirantes passarão a usar bata e toca, conforme as orientações da Divisão de Vigilância Sanitária (DVisa).
Também participam do projeto as secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Saúde (Semsa), Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), além do Gabinete Militar, Instituto Municipal de Ordem e Planejamento Urbano (Implurb), Secretaria Extraordinária de Requalificação do Centro de Manaus (Semex) e Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem).
Ao final do evento a Comissão Gestora da Manaus Moderna ofereceu um café da manhã para todos os presentes, distribuiu brindes e cantou os parabéns em homenagem a feira. Quem participou do evento aprovou a iniciativa, como o transportador de mercadorias Carlos Alberto Vierira, 47.
“Há dez anos trabalho como motorista, carrego mercadorias, faço tudo aqui na feira. Achei muito bom o trabalho da Prefeitura, tanto de manter a feira mais limpa, como de ajudar no corte de cabelo para aqueles que não têm como pagar pelo serviço”, disse o trabalhador animado pelo novo visual.
REPORTAGEM: Alita Menezes / Semcom
FOTO: Altemar Alcântara / Semcom