Prefeitura de Manaus inicia segunda fase da Campanha Nacional contra o HPV

01-09vacinaA Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inicia nesta segunda-feira (1º), a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra HPV, de iniciativa do Ministério da Saúde.

A primeira etapa teve início no dia 10 de março deste ano. A Semsa também oportunizará a imunização contra o HPV às adolescentes que deixaram de tomar a segunda e terceira doses da vacinação iniciada pelo Governo do Estado e Prefeitura de Manaus em 2013.

O secretário municipal de Saúde, Homero Miranda Leão, ressaltou que a vacina oferecida pelo Ministério da Saúde protege contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, enquanto os subtipos 6 e 11 respondem por 90% das verrugas anogenitais. “A aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imunização. Sem a segunda dose da vacina, não há proteção”, alertou.

Homero ressaltou que no ano passado, o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus iniciaram de forma pioneira no Brasil a vacinação contra o HPV no Amazonas. Na ocasião foi solicitada a autorização por escrito dos pais das meninas de 11, 12 e 13 anos. O Ministério da Saúde, seguindo o Estatuto da Criança e do Adolescente, determinou que não havia necessidade da autorização dos pais para que as meninas fossem vacinadas, como aconteceu na primeira dose da vacina quadrivalente do HPV.“Com a opção do Ministério da Saúde de não exigir a autorização para a primeira dose da campanha nacional, os pais tiveram que tomar a iniciativa de procurar as escolas para assinarem o termo de recusa caso não quisessem que a filha fosse vacinada. Para receber a segunda dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação na escola”, explicou Homero.

Como o município de Manaus iniciou o esquema vacinal de 49.912 meninas de 11, 12 e 13 anos ainda em 2013, a campanha nacional iniciou a imunização apenas nas meninas que, no ano passado, não estavam dentro da faixa etária para a campanha promovida pela Prefeitura de Manaus e pelo Governo do Amazonas. A estratégia de vacinação é a mesma, com a disponibilização da vacina em 695 escolas (estaduais, municipais e particulares) que trabalham com meninas na faixa etária exigida.

As meninas que tomaram a primeira, segunda dose e terceira doses da vacina contra o HPV, na campanha municipal iniciada no ano passado, já completaram o esquema vacinal e não precisam mais tomar. Apenas as que deixaram de tomar a vacina e as que tomaram a primeira dose do Ministério da Saúde, em março deste ano é que ser”ao imunizadas nesta etapa.

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde também exige a aplicação de três doses, sendo que a segunda dose acontece agora em setembro de 2014 e a terceira dose depois de cinco anos, em março de 2019. “O HPV é responsável por 96% dos casos de câncer de colo de útero, o tipo de câncer que mais mata no Amazonas, estado que registra cerca de 200 óbitos de mulheres por ano devido à doença. Isso mostra a importância da vacina na prevenção desse mal e de que os pais e adolescentes fiquem atentos para não perder nenhuma das doses da imunização”, ressaltou Homero Miranda Leão.

Em 2015, a vacina será oferecida para meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, para meninas de 9 anos. O ministério reforçou a importância do uso do preservativo como proteção contra as demais doenças sexualmente transmissíveis e da realização do exame preventivo, conhecido como Papanicolau, em mulheres a partir dos 25 anos.

Fonte: Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.