Prefeitura certifica 240 mototaxistas

11-12arthurA Prefeitura de Manaus certificou, na noite desta quarta-feira (10), 240 mototaxistas. A cerimônia ocorreu no auditório João de Mendonça Furtado, na avenida Brasil, Compensa, zona Oeste.

Para o prefeito Arthur Virgílio Neto, a certificação dos profissionais é um marco para a categoria, que sempre buscou o reconhecimento legal de suas atividades.

“Agora eles receberam os diplomas dos cursos realizados no Centro de Ensino Tecnológico do Amazonas, o Cetam e aprenderam a manejar melhor suas contas pessoais, a manter uma relação considerável com os seus passageiros e tiveram várias noções sobre temas que os transformam em uma espécie de microempreendedores. Aproveito para comunicar a todos que o lançamento do edital da nova licitação está previsto para o dia 5 de janeiro, para que assim, possamos completar o acordo que contempla 3.303 trabalhadores”, disse o prefeito.

A diretora-geral da Escola de Serviço Público Municipal (Espi), Luiza Bessa Rebelo, destacou que foram oferecidos três cursos nas áreas de Postura Pessoal e Profissional, Planejamento e Controle de Finanças e Noções de Higiene e Saúde e Educação Ambiental. As aulas iniciaram ainda em outubro e tiveram a duração de dois meses. “Eles passaram por capacitação para qualificar os serviços oferecidos por eles mesmos. Tudo isso também serviu como um resgate da autoestima destes profissionais”, frisou.

Para a mototaxista Amanda Keity, participar da capacitação vai possibilitar melhorias na prestação de serviços à população. Ela lembrou que está há dois anos como mototaxista e que possuía muitos hábitos incorretos, mas agora, graças aos cursos, aprendeu a trabalhar de maneira correta e organizada. “Nós precisávamos administrar melhor os nossos recursos. Isso, aprendemos e, agora, vamos crescer como microempreendedores e como pessoas que estão a serviço da sociedade”.

Para que todos os mototaxistas possam receber a mesma qualificação, a diretora do Cetam, Joesia Pacheco, garantiu que a instituição vai continuar mantendo a parceria com a Prefeitura de Manaus e garantindo que mais profissionais estejam no mercado com capacitação. “A intenção do Governo do Estado é contribuir para que todos os profissionais do Amazonas possam se preparar e se qualificar profissionalmente para prestar um serviço melhor e gerar sua própria renda. Então, nesse sentido, nós temos um grande interesse em manter essa parceria com a Prefeitura de Manaus e contribuir com a qualificação de um número maior de mototaxistas”, garantiu.

Foto: Mário Oliveira/Semcom

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.