Prefeito apresenta projetos e recebe propostas do trade turístico

Amazonianarede – Semcom

Manaus – O prefeito Arthur Virgílio Neto reuniu-se, na tarde desta segunda-feira (25) com representantes do trade turístico de Manaus para falar sobre os projetos da Prefeitura para este ano e visando a Copa do Mundo de 2014. Na ocasião, Arthur também recebeu propostas de entidades ligadas ao setor com o objetivo de melhorar a cidade e tornar a capital mais atrativa ao turista. A reunião foi realizada na sede da Prefeitura, no bairro

Compensa, zona Oeste e também contou com a participação da diretora-presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult), Inês Daou.

Quatro pontos cruciais foram debatidos e detalhados em um documento entregue à Prefeitura de Manaus: um plano para requalificação do Centro; promoção de habitação, também no Centro; a importância da orla, nas proximidades do mercado Adolpho Lisboa; e a atividades que atraiam demanda turística. De acordo com
o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Amazonas (Sindetur/AM), Mário Tadros, este são os tópicos principais que devem impulsionar o turismo na cidade.

“Nós viemos pedir para sermos ouvidos e contribuir para esse esforço de dar uma melhoria na qualidade da cidade em todos os aspectos. Estes aspectos são fundamentais, como a volta das pessoas ao Centro. Queremos fazer o público voltar a circular. Além disso, o porto é grande ponto de atração. Tem um potencial muito grande a ser explorado. Contamos com a colaboração de Prefeitura. Temos que unir forças”, disse Tadros.

Em resposta, Arthur falou sobre as ações de requalificação do Centro da cidade, parceria público-privada para recuperar o Porto de Manaus e operação de recapeamento das principais vias da cidade, que será realizada durante o verão em parceria com o Governo do Estado e o Comando Militar da Amazônia (CMA).

“Eu vejo Manaus com uma vocação muito boa para o turismo. Com esforço, tenho certeza de que vamos nos tornar uma bela sede para eventos. Nós temos um prazo até a Copa do Mundo para resolver os principais problemas da cidade”, afirmou o prefeito.

O prefeito também anunciou que pretende dar início, em março, ao programa Bolsa Idiomas, que irá oferecer cursos de inglês para os trabalhadores do setor turístico, como garçons, atendentes de hotel, caixas de restaurantes e boates e taxistas. “Esse será o nosso público inicial porque vai lidar mais intensamente com os turistas”, disse.

Até maio deste ano a Prefeitura deve iniciar as obras de recuperação do centro histórico, com destaque para o restauro do Mercado Adolpho Lisboa, que, segundo o prefeito será reinaugurado no dia 24 de outubro deste ano, data do aniversário de Manaus. A segunda etapa do complexo esportivo e de lazer da Ponta Negra, um dos principais pontos turísticos da cidade, deverá ser inaugurada no dia 24 de dezembro.

Reuniões

A diretora-presidente Manauscult, Inês Daou, afirmou que esta foi a terceira reunião com o trade turístico e que a fundação vai trabalhar em parceria com as entidades ligadas ao setor. “As demandas já estão sendo diagnosticadas pela nossa equipe técnica e nós vamos buscar atender a todas as reivindicações. Tudo será cumprido dentro de uma agenda de trabalho que estamos montando”, explicou.

O presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Amazonas (Sindetur/AM), Mário Tadros, destacou que as entidades levaram apoio ao prefeito e oferecerem a experiência do setor. O trade turístico é formado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur), e Sindicato Estadual dos Guias do Turismo.

TEXTO: FABIOLA PASCARELLI
FOTO: MÁRIO OLIVEIRA 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.