Osny Araújo*
A Assembleia Legislativa do Amazonas outorgou Ordem do Mérito Legislativo, a vinte e cinco ilustres personalidades a uma pessoa sem méritos para receber tamanha honraria do Legislativo Amazonense.
Refiro-me ao deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), político que adora a ditadura, é intolerante, preconceituoso, racista, homofóbico etc. e sequer conhecia o Amazonas, por isso mesmo, nada fez por este estado e pelo Brasil pra receber tamanha homenagem.
Antes da entrega da Ordem, os amazonenses protestaram próximo a Assembleia Legislativa do Estado, arquitetada pelo deputado estadual Platiny Soares e após muita discussão e protestos aprovada pelo Plenário e como tal, deveria ser outorgada.
Nada contra a honraria aos vinte e cinco merecedores, mas, não posso concordar com a honraria prestada a Bolsonaro, político que não respeita a minoria, os excluídos e até autoridades constituídas, como é o caso da ministra do |Meio Ambiente Isabella Teixeira que ele durante coletiva prestada em Manaus, a chamou de “Perereca”, o que demonstra claramente que o deputado Bolsonaro é um parlamentar mal educado e desrespeitoso.
Gostaria muito de entender o porquê a homenagem arquitetada pelo por Platiny a Bolsonaro, que nada fez pelo e pelo Amazonas para receber tão grande homenagem, que pela manifestação popular próximo a Além e por pronunciamentos anteriores de parlamentares na tribuna, não agradou a ninguém, a não ser o deputado Platiny, autor da ideia.
Ex-militar, o deputado Jair Bolsonaro, defende um conservadorismo retrógado, com claras manifestações na Câmara Federal contra a democracia. Sabemos que o Brasil vive um momento delicado na política e na economia, mas não é por isso, que vamos ficar torcendo pela volta da ditadura como prega o deputado homenageado.
Os brasileiros lutaram muito, vários perderam a vida para que o país voltasse a ter uma democracia e devemos lutar com todas as forças para continuarmos uma pátria democrática, com direitos iguais e respeito para todos, sem exclusão ou discriminação, como pensa o Sr. Bolsonraro e talvez, o deputado Platiny que além de concordar com a postura do parlamentar federal, deve ser também, seu fã na carreira política.
Não conheço e felizmente nunca entrevistei o parlamentar carioca, mas conheço as suas posições defendidas na tribuna na Câmara Federal e na mídia nacional e sinceramente não me agradam como brasileiro e democrata que sou por isso não entendi e certamente nunca entendei o porquê da outorga de tamanha honraria pelo parlamento amazonense a um político que só prega o autoritarismo,o ódio, a discriminação e a intolerância. É difícil engolir essa homenagem a Bolsonaro e fico na esperança de que não desonre tamanha honraria que lhe foi prestada pelo Amazonas, ao lago de pessoas iguais, dignas, honradas e trabalhadoras. Que assim seja.
*Osny Araújo é jornalista e analista político.
É merecedor pelo simples fato de defender os direitos morais da família. … Você é mesmo analista político? Ou faz parte da turma Comunista/LGBT/Defensores dos direitos dos bandidos e C&A? Pois era essa turma mais as feministas que estavam lá fora fazendo baderna. ..Merece sim a honraria e merece o voto para presidente se vier a se candidatar. ..