Polícia Federal realiza operação em Maués contra a exploração ilegal de garimpos

Área da operação. ( foto divulgação_
Área da operação. ( foto divulgação_
Área da operação. ( foto divulgação_

Maués, AM – A Polícia Federal do Amazonas deflagrou uma operação para desarticular um esquema de exploração ilegal de ouro e degradação ambiental no garimpo Filão do Abacaxis, localizado no município de Maués. A ação teve início na quinta-feira (17).

A PF informou que a área do garimpo foi invadida em 2012 e vem sendo usada por grupo econômico ligado a uma empresa para lavar os lucros recebidos com a exploração de ouro retirado do local.

A investigação identificou que aproximadamente 70 hectares de floresta foram derrubados para permitir a exploração do garimpo e que mais de 200 quilos de ouro já foram extraídos do local desde sua invasão, o que importa na quantia de mais de R$ 27 milhões.

“Apenas na conta de uma das secretárias da empresa investigada foram movimentados mais de R$ 12.000,000 em período inferior a um ano”, comunicou a PF.

Os proprietários do garimpo já foram identificados e tiveram prisão preventiva decretada pela 7ª Vara Federal do Amazonas.

Além do cumprimento de três mandados de prisão, a Polícia Federal cumpre ainda quatro mandados de busca e apreensão e seis mandados de condução coercitiva nos estados de São Paulo, Santa Catarina, além do Amazonas.

“Por se tratar de área de floresta e para garantir que a prática dos crimes ambientais não tenha continuidade, duas pistas de pouso clandestinas que servem de apoio ao garimpo bem como o maquinário utilizado na extração do ouro estão sendo destruídos mediante parceria com o Exército Brasileiro e o IBAMA”, informou a Polícia Federal.

Amaznianarede-Rede Amazonica

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.