Manaus – Ao clima de sorrisos, balões e presentes, na tarde desta sexta-feira (10), mais de 130 crianças transformaram o pátio da Seccional Oeste em uma verdadeira hora do recreio. A Polícia Civil do Amazonas, realizou ontem o encerramento das programações em alusão ao Dia das Crianças, comemorado no próximo domingo (12).
A iniciativa contou com a parceria da Polícia Militar, Grupo FERA (Força Especial de Resgate e Assalto), Sinpol (Sindicato dos Funcionários da Polícia Civil do Estado do Amazonas), Adepol (Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Amazonas) e Abrasel (Associação Brasileira de Bares de Restaurantes – Seccional Amazonas), por meio dos Programas Delegado Legal e Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência).
Pela primeira vez, alunos de seis escolas da rede municipal, com faixa etária entre 4 e 6 anos, tiveram a oportunidade de conhecer de perto uma Delegacia de Polícia e todos os seus sistemas. Entre os olhares divididos pela curiosidade e pela surpresa, os corredores da unidade policial ficaram pequenos diante da vontade de entender como funciona o trabalho da Polícia Civil. Pelo menos para Vinícius Silva, que apesar de ter apenas 5 anos, já sabe bem o que quer ser quando crescer. “Nunca tinha vindo a uma festa de Dia das Crianças dentro de uma delegacia, o mais legal de tudo foi conhecer os equipamentos que a polícia usa para prender os bandidos. Quando eu crescer quero ser policial”, destacou o menino, que com um sorriso no rosto, não escondia a empolgação ao escolher sua futura profissão.
De acordo com o Delegado Geral da Polícia Civil, Josué Rocha, a quantidade de educadores, pais e crianças presentes no evento demonstra o saldo positivo do incansável trabalho para realizar a iniciativa. “A Polícia Civil corre atrás de bandidos, mas também se preocupa com a prevenção voltada às crianças.Eu sei que muitos sairão daqui com a vontade de ser policial, porém, o desejo maior é que todos sejam bons alunos e obedientes aos seus pais”, aconselhou o Delegado Geral.
Durante a visita a unidade da Seccional Oeste, localizada na Travessa Hermes Fontes, bairro Compensa 3, os pequenos da comunidade da Zona Oeste conheceram diversos setores da delegacia. No passeio entre as celas, a sensação de medo foi passageira e logo deu lugar a imaginação. Bastou apenas alguns minutos entre uma sala e outra para que mais de 100 crianças começassem a alimentar o desejo de virar delegados, peritos, escrivães ou investigadores. Consciência essatransmitida a eles em forma de palestras preventivas dos programas Delegado Legal, Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (Proerd) e Programa Ame a Vida.
Apesar da vasta experiência na profissão, o Delegado Juan Valério do Grupo Fera, não escondeu o nervosismo em lidar com os pequenos. “É a primeira vez que atuo com crianças dentro FERA. Eu percebo que elas ficam encantadas com a farda, em tirar fotos com a gente, enfim, é muito gratificante saber que somos queridos pelas crianças. Esse é um trabalho que tem que ser realizado assim, desde pequenos, para que elas não temam a polícia e entendam que estamos do lado delas e prontos para protegê-las”, ressaltou.
Após a maratona de palestras com colaboradores e profissionais da segurança envolvidos na ação, foi feito as premiações. O Concurso de Desenhos promovido pela Polícia Civil por meio do “Delegado Legal”, elegeu seis vencedores de seis escolas municipais da cidade. Cada um ganhou uma bicicleta e um Certificado de Mérito da instituição. Todas as outras crianças também ganharam brinquedos entre eles, bonecas e carros , além de um saboroso lanche servido às crianças.
Durante o encerramento da festividade, foi possível perceber a sensação de satisfação que transbordava aos olhos do Delegado Geral, Josué Rocha, manifestada em palavras de gratidão em ter levado cidadania, reconhecimento e sorrisos a mais de uma centena de crianças ali reunidas. “A todos os pais, educadores, crianças e profissionais de polícia, deixo aqui o meu muito obrigado. O incentivo de vocês é a razão do nosso trabalho acontecer. Feliz dia das crianças”, desejou o chefe da Polícia Civil do Amazonas.
Fonte: Ascom