Polícia Civil prende quadrilha especializada em roubos e furtos de veículos em Manaus

Bando perigoso
Bando perigoso

Manaus – A Polícia Civil do Amazonas, desarticulou uma quadrilha especializada em roubos e furtos de carro, clonagem de sinal identificador, além da emissão de documentos falsos. A ação policial resultou na prisão de Mayk Sena Lima, 32, conhecido como “Sherek”, Ronaldo da Silva e Silva, 24, Ronalt Souza Fernandes, 19, Jerson Rodrigues dos Santos, 30, Anderson Matos Pinheiro, 28, e a apreensão de um adolescente de 14 anos, todos por envolvimento no esquema criminoso.

Ação foi deflagrada pelas equipes de investigação do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), sob a coordenação dos Delegados, Mário Júnior, e Jaime Ferreira, respectivamente. A ação teve início na noite do último domingo (10).

No decorrer da ação foi recuperado um carro modelo Pálio, cor prata, um Corsa Classic cor preta, um Celta cor preto, um Celta cor prata, uma picape S10 preta, uma motocicleta CG 150 Fan, uma motocicleta Bros vermelha, além de documentos de registro em branco como: CNH’s dos estados da Bahia e São Paulo, RG’s, DUT e DUAL, comprovantes de residência e renda falsos, placas falsas, carimbo de marca d’água, diversas fotos de supostos clientes, materiais para falsificação de números de placas e chassis dos vidros dos veículos e R$ 1 mil em dinheiro.

O Delegado Mário Júnior explicou, durante coletiva de imprensa realizada na sede do DRCO, como foi realizada a prisão dos criminosos.

“As investigações iniciaram a partir de denúncias relacionadas ao tráfico de drogas. A ação iniciou na noite de domingo com abordagem do carro modelo Pálio prata, que estava com Mayk no bairro Grande Vitória, na Zona Leste. Não foi achado material entorpecente, mas o carro estava com suspeita de adulteração de documento. Diante das suspeitas, o carro foi levado à sede do DRCO para realização perícia técnica, onde foi atestado a falsificação. Mayk foi notificado vir ao Departamento na manhã de ontem (segunda) para prestar esclarecimentos. Ao chegar na unidade ele estava com a moto CG 150 Fan, que após a averiguação, foi constatado que também era roubada”, explicou Mário Júnior.

Após a prisão de Mayk, Ronalt e o adolescente, amigos dele, também foram à unidade para visitá-lo. Eles chegaram ao lugar com o veículo Celta de cor preta, que foi analisado pelas equipes e constatado que também era um carro roubado. Ronalt foi preso e o adolescente apreendido.

De acordo com os policiais, Mayk, Ronalt e o adolescente informaram que na residência de Jerson, situada à rua Visconde de Tocantins, bairro Parque das Laranjeiras, Zona Centro-Sul, funcionava como “laboratório”, onde eram feitas as adulterações. Na casa de Jerson foi encontrado um carro modelo Corsa Classic e uma motocicleta Bros vermelha, prontos para serem adulterados, além de documentos e alguns materiais para confecção das placas clonadas.

13-08placaNo momento da abordagem, chegaram ao local, Ronaldo e Anderson em um carro modelo Celta prata, que também era roubado. Em diligências à residência de Ronaldo, no conjunto Beija-Flor, Zona Centro-Sul, foi encontrada uma picape S10 preta, resultado de roubo.

“Iremos averiguar junto a DERFV a procedência dos documentos dos estados da Bahia e São Paulo, e tentar recuperar o máximo de carros que pudermos. Já vieram ao DRCO, três vítimas e reconheceram o adolescente como sendo o autor dos roubos dos automóveis de sua propriedade”, informou Mário.

“Por meio desse trabalho em conjunto foi confirmado que, geralmente, a prática de furtos e roubos de veículos, está associada a organizações criminosas. Com essas prisões, estamos causando um efeito dominó, por que vai aparecendo mais pessoas, com isso mais veículos vão sendo recuperados. O nosso trabalho é voltado para a população, por isso, pedimos que a população faça denúncias e tenha confiança no nosso trabalho”, declarou o Titular da DERFV, Jaime Ferreira.

Mayk, Ronaldo, Ronalt, Jerson e Anderson foram autuados em flagrante por organização criminosa, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e uso de documento falso (Artigos, 288, 180, 311 e 304, respectivamente, do Código Penal Brasileiro). Ao término dos procedimentos legais, os cinco homens serão levados à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde ficarão à disposição da Justiça.

O adolescente que já tem quatro passagens pela Delegacia Especializada em Apurações de Ato Infracionais (DEAAI), irá retornar para a unidade, onde serão aplicados os trâmites cabíveis.

Fonte: Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.