A Polícia Civil do Amazonas, por meio da 44ª Delegacia Interativa de Polícia do município de São Sebastião, distante 247 quilômetros em linha reta de Manaus, ofertou nesta quarta-feira (3), atendimento odontológico aos presos na carceragem da Delegacia.
A prestação de serviço ocorrerá das 7 às 11h e de 13 às 17h, até amanhã (4).
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, firmada pela Delegada Titular, Deborah Barreiros e Delegado Adjunto, Marcos Arruda.
Aproximadamente 28 detidos serão beneficiados, que serão atendidos por dentistas da Unidade de Saúde Deolinda Fernandes, com consultas gratuitas. Eles farão um atendimento móvel, que consiste na utilização de equipamentos descartáveis pelos especialistas na execução do trabalho. O consultório móvel foi montado em uma das dependências da Delegacia.
Entre os serviços realizados estão extração de dentes, tratamento, restauração, triagem e profilaxia, visando à prevenção de doenças da boca. De acordo com a Delegada Deborah essa é uma iniciativa que visa manter a saúde dos presos em dia, evitando que adoeçam na carceragem.
“Essas pessoas precisam do olhar atencioso nosso. Tem gente que está aqui há dois anos e nunca teve acesso a esses serviços. Eles estão aqui para cumprir pena e não para serem desrespeitados ou ficarem doentes. Isso é o que a nossa equipe não quer que aconteça”, destacou Barreiros.
Ainda conforme a Delegada, amanhã será a vez dos Policiais Militares participarem do atendimento. Entre os profissionais envolvidos no atendimento móvel estão, o cirurgião plástico Dr. Fernando de Souza Batista, Dra. Silvana Tatikawa, cirurgião dentista Marcílio Jorge Fernandes Monteiro e a auxiliar de saúde bucal Karla Mendes.
Fonte: Ascom