Polícia Civil alerta condutores durante a comemoração da Semana Nacional do Trânsito

(Foto: Internet)

No dia 25 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Trânsito. A Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada em Acidentes de Trânsito (DEAT) considera a data uma oportunidade para conscientizar, ainda mais, a população em relação ao respeito às leis de trânsito.

Para o Delegado Titular da DEAT, Luiz Humberto Monteiro, o uso do aparelho celular, o avanço de semáforo e o desrespeito à sinalização, são as principais infrações que ocorrem regularmente no trânsito de Manaus.

Outro grande problema apresentado pelo Delegado Titular da DEAT é a forma imprudente que a grande maioria dos motociclistas conduzem seus veículos. Ultrapassar de forma impudente, conduzir mais de um passageiro na motocicleta e andar sem capacete são algumas infrações comuns que podem ser vistas nas principais vias de Manaus.

Promover campanha educativa é uma das peças chaves que alguns órgãos desenvolvem no decorrer do ano. “É fundamental que os pais deem exemplos aos filhos sobre a humanização no trânsito. Um exemplo que podemos citar nesta questão é um fato que acontece constantemente nas proximidades de uma escola localizada na Zona Centro-Sul. Ao invés do condutor “pai” dar a volta no quarteirão e deixar o filho na instituição, ele aproveita que o fluxo na via não é tão intenso e entra pela contramão, além de assumir o risco de evento danoso, ele ainda incentiva o filho ao erro”, declarou Luiz Humberto.

Outro problema que chama a atenção do Delegado Titular da DEAT é o crime de embriaguez ao volante, atitude que vem sendo combatida pelo intenso trabalho de aplicação da “Lei Seca”. Criada no dia 20 de dezembro de 2012, a “Lei Seca” (Lei nº. 12.720), em menos de um ano já vem mostrando resultados de sua rígida aplicabilidade.

A afirmação pode ser comprovada por meio de dados divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). De 1º de janeiro até 12 de setembro deste ano, 1.094 motoristas foram autuados por embriaguez ao volante, enquanto no mesmo período do ano passado, foram 646 motoristas flagrados por descumprir a Lei.

Atualmente, os aplicativos de aparelhos celulares que ficam mapeando informações do trânsito e compartilhando nas redes sociais preocupam órgãos, como a DEAT, pois burlam e infringem a lei, segundo Luiz Humberto.

Ele lembra que a Delegacia Especializada em Acidentes de Trânsito trabalha como o órgão final em qualquer caso, pois atua em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e Polícia Militar, por meio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).

Campanha Educativa

O Detran-AM irá realizar durante a Semana Nacional do Transito, comemorada de 18 à 25 de setembro, conforme estabelecido no Artigo 326 da Lei 9.503/97, palestras e panfletagem em órgãos públicos e nas principais avenidas, em todas as zonas de Manaus. Os agentes percorrerão bares e restaurantes falando sobre as boas práticas no trânsito e sobre as consequências da embriaguez ao volante.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.