Pluviômetros já estão sendo instalados em Manaus

(Foto: Divulgação)

A Defesa Civil de Manaus instalou mais um pluviômetro, dessa vez na zona Norte. O equipamento vai ajudar a coletar informações sobre o volume de água, em dias de chuva, em cada zona da cidade.

O líder comunitário fará a leitura no equipamento e enviará os dados para a Defesa Civil que vai avaliar o risco e verificar se é necessária uma ação imediata. As informações também serão armazenadas em um banco de dados, possibilitando a construção de um índice pluviométrico.

Nesta segunda-feira, 28, já foi possível fazer a medição do volume de água durante a forte chuva registrada e que atingiu principalmente a zona Oeste. O pluviômetro instalado na sede da Defesa Civil Municipal registrou 18,6 mm de água.

Para operar os equipamentos foi realizada uma etapa de capacitação para instruir aqueles que vão fazer o trabalho de registro das informações: técnicos da Defesa Civil Municipal, voluntários do programa Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) e representantes de rádios comunitárias.

Ao todo serão instalados dez pluviômetros em Manaus. Os equipamentos fazem parte das ações do Projeto Pluviômetros nas Comunidades, articulado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com o Ministério da Integração Nacional e só foi possível em Manaus por conta da capacitação dos comunitários, realizada pela Prefeitura.

Para o diretor de Operações da Defesa Civil de Manaus, engenheiro Cláudio Belém, os pluviômetros vão facilitar o planejamento de ações preventivas. “As informações vão possibilitar a criação do índice pluviométrico e com isso podemos desenvolver planejamentos para cada região dependendo da previsão de chuva para determinada área” disse o diretor.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.