Planejamento estratégico do AM é apresentado ao Pacto pela Educação

(Reportagem: Layana Rios)

As instituições que integram o “Pacto pela educação e pelo desenvolvimento da liderança sustentável no Amazonas” reuniram-se nesta quinta-feira (29), no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), para assistir à apresentação do Planejamento Estratégico do Estado do Amazonas 2012-2030, que deve auxiliar na formação dos planos de trabalho dos comitês setoriais do Pacto – que são Indústria, Comércio e Serviços, Produção Rural e Academia.

A apresentação foi feita pelo coordenador do Grupo de Trabalho de Políticas Educacionais (GTPE), Luiz Almir Fonseca, da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan). Segundo Fonseca, é preciso pensar educação com foco na economia. “Se não houver esse acoplamento, o planejamento não vai dar certo. Precisamos que as instituições gerem pesquisas que possam ser colocadas no mercado para assim garantirmos o avanço econômico e acredito que o Pacto da Educação vem ao encontro da nossa proposta”, afirma, lembrando ainda que o desenvolvimento do capital humano é uma das prioridades na visão de futuro do Planejamento Estratégico 2012-2030.

O Pacto encaminhou à Seplan oito perguntas sobre quais os projetos definidos pela secretaria nos próximos cinco anos para as áreas da Indústria, Produção Rural, Comércio, Serviços, entre outras, assim como quais são as demandas de mão de obra, de habilidades profissionais para esses projetos, entre outros questionamentos. Fonseca informou que as respostas serão enviadas pela Secretaria até a primeira quinzena de setembro. Esse material, de acordo com a coordenadora de Estudos Econômicos da SUFRAMA, Ana Souza, deverá subsidiar a construção dos planos de trabalho pelos comitês setoriais do Pacto.

FIAM

Durante o encontro no auditório da SUFRAMA, os membros do Pacto também começaram as discussões sobre a participação na Feira Internacional da Amazônia (FIAM), nos dias 27 a 30 de novembro, no Studio 5 Centro de Convenções. Uma reunião com os membros dos comitês setoriais ficou agendada para o próximo dia 3 de setembro para definir o formato desta participação no evento.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.