(Reportagem: Marc Frey)
O Salão de Frankfurt teve uma de suas estrelas revelada em mais detalhes. O evento, que acontece em setembro na Alemanha, terá a presença do 208 Hybrid FE no estande da Peugeot ao lado do RCZ-R e do 308 R Concept.
O híbrido faz quase 50 km/l e acelera do 0 até 100 km/h em apenas 8 segundos e tem como objetivo unir o prazer de um pilotar esportivo com baixa emissão de CO2.
Para aprimorar a eficiência energética e deixá-lo econômico sem abrir mão da performance, aPeugeot encarou diversos desafios e buscou inovações tecnológicas.
Os principais investimentos vieram na melhoria da aerodinâmica e na diminuição do peso, que ficou 20% mais leve que o 208 convencional. Uma das respostas da Peugeot para deixar o carro mais leve foi à modificação de diversos materiais.
Peças metálicas muitas vezes foram deixadas de lado para dar lugar à fibra de vidro e até ao plástico. Até os vidros dianteiro e traseiro foram trocados por placas de policarbonato transparente, o que gerou uma redução de 5 kg. O tanque de combustível também foi reduzido para diminuir o peso do carro e comporta apenas 20 litros.
O Peugeot Hybrid FE traz sob o capô o motor 1.2 litros de três cilindros e 68 cv, associado a um motor elétrico de 40 cv que converte até 25% da energia gasta nas frenagens em propulsão (o freio hidráulico só é acionado na fase final do pedal). O sistema elétrico, que contém baterias de íons de lítio, foi desenvolvido inicialmente para o carro de corrida 908 HYbrid4 e não necessita de tomada.
O Peugeot Hybrid FE é um verdadeiro carro conceito que traz elementos futuristas e mostram o rumo da marca nos próximos anos. Câmeras no local dos espelhos retrovisores laterais dão indícios do esmero da marcar em usar o conceito como vitrine tecnológica.