Pescadores vencem 1ª Corrida de Canoagem à Remo

a competição, teve acirrada disputa
a competição, teve acirrada disputa
A  competição, teve acirrada disputa

Parintins, AM – O lago Ropoca, na orla do bairro União, foi o local escolhido para uma competição pouco comum no município – 1ª Corrida de Canoagem à Remo. O evento, que aconteceu no fim de semana, foi coordenado pela Parintins Esporte e reuniu um grupo de competidores que, mesmo não sendo atleta, está acostumado a usar a canoa e o remo no dia a dia. A disputa inusitada atraiu um público expressivo.

Os competidores transformaram seus instrumentos de trabalho em equipamentos esportivos. Canoas e remos uniram pescadores, ribeirinhos, atravessadores e moradores de comunidades rurais de Parintins.

A competição iniciou as 7h e aconteceu em duas categorias: simples e dupla. O dia foi propício para a prática esportiva da canoagem, sol ameno e águas calmas proporcionaram um bom ambiente para os competidores. O local de encontro foi o Flutuante do Sabá, lugar onde são atracadas centenas de canoas, bajaras, rabetas e pequenas embarcações que circulam no município, em especial, que tem ponto de atracação a orla da União.

A categoria simples reuniu sete participantes. David Gomes foi o campeão da disputa com pouco mais de 5 min de prova (1.200m). Em segundo lugar ficou Dinaldo Almeida, e a terceira posição foi para Batista Azevedo.

Na disputa de dupla a vitória foi para o pescador Carlos Roberto Ferreira, 43, (conhecido como Cachorro Leso) e o tricicleiro e pescador Erivaldo Santos, 37, (Batata). Eles completaram o percurso de 1.200 metros em 4 minutos e 22 segundos. A segunda dupla a passar pela linha de chegada foi Júnior Souza e Paulo Wagner. Antônio Túlio e Romário Rodrigues também completaram o pódio.

Carlos Roberto conta que cresceu acompanhando o pai na pescaria e isso foi o ajudou na competição. Erivaldo trabalha como tricicleiro, mas sempre pesca e isso também colaborou com a vitória.

O coordenador da corrida, Judson Lima, avaliou o evento como positivo e garante que a novidade veio para ficar. “Está se perdendo a pratica de se usar o remo, só se usa a rabeta e foi bastante positivo. Eram dois objetivos, primeiro, a pratica motora, mais física do corpo, e também dar um enfoque ao lago do Ropoca, que é um cartão postal da área periférica da cidade”, afirma.

Judson afirma que outra competição como esta deve acontecer em setembro. Para o próximo ano este mesmo evento deve contar com uma disputa em quatro etapas.

Amazonianarede-Repórter Parintins

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.