PC intensifica trabalho preventivo de combate às drogas no interior

PC intensifica trabalho preventivo de combate às drogas no interior

Amazonas – No dia 22 de julho deste ano o programa social de Prevenção, Respeito, Orientação, Vida, Independência, Dignidade e Amor (Pró-Vida), mantido pela Polícia Civil do Amazonas, sob a coordenação do investigador de Polícia Renato Elias, irá completar 19 anos de criação.

Com atuação tanto na capital como no interior do Estado, tem como prioridade a conscientização sobre os malefícios ocasionados pelo uso e envolvimento com as drogas, além do consumo abusivo de substâncias lícitas, como as bebidas alcoólicas.

Nos próximos meses a missão do Pró-Vida será o trabalho direto no interior do Estado. Já estão programadas ações nos municípios de Barcelos, São Gabriel da Cachoeira e Careiro Castanho, onde a equipe do projeto social irá estar no período de 10 a 12 abril, desenvolvendo trabalhos preventivos nas Comunidades do Araçá, Samaúma, Puru Puru e Mamori.

De acordo com Renato Elias, a iniciativa tem a missão de resgatar, por meio de um trabalho preventivo, jovens, adolescentes e adultos que sofrem com a dependência química e o alcoolismo, problemas sociais que afetam diretamente a família dos envolvidos. Conforme o coordenador do Pró-Vida, o programa social dispõe de profissionais altamente qualificados, como as assistentes sociais Ana Leila Ribas e Francisca Brandão, além da psicóloga Núbia Miranda.

“Juntos, trabalhamos temas transversais, que são discutidos durante as ações, quando são abordados  diferentes problemas sociais gerados pelo consumo de drogas. Nós atendemos instituições de todos os segmentos sociais, como as Forças Armadas, empresas, comunidades, igrejas e escolas da rede pública.

Trabalho preventivo

O trabalho de prevenção é silencioso, mas o empenho da equipe tem gerado grandes resultados nesse processo. Contamos com a parceria de órgãos públicos que contribuem, cedendo profissionais, para que adolescentes e jovens resistentes ao trabalho que desenvolvemos, tenham acompanhamento psicológico e social”, ressaltou Elias.

Ao longo deste ano a equipe do Pró-Vida atuou em 12 ações, tanto na capital como no interior. Dentre elas, um evento promovido pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc) no dia 24 de fevereiro deste ano, no município de Rio Preto da Eva, distante 57 quilômetros em linha reta da capital.

Na ocasião, cerca de 200 professores do município participaram de uma capacitação com duração de três dias. A atuação do programa no evento foi de grande relevância, segundo Renato Elias. Por meio de roda de conversa foram tratados assuntos distintos, como drogas e família, bullying e violência nas escolas.

“Nós trabalhamos a prevenção às drogas por meio da discussão dos temas transversais, de acordo com o ambiente, necessidade e faixa etária do nosso público alvo. Desenvolvemos temas que tratam sobre a convivência com a família, estresse no trabalho, qualidade de vida, tráfico de pessoas, exploração sexual, uso de entorpecentes, dentre outros assuntos extremamente fundamentais para o conhecimento das partes interessadas”, ressaltou o coordenador do Pró-Vida.

Amazonianarede

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.