Parintins terá reforço de mil servidores da área de segurança durante Festival

A “Operação Parintins 2013” vai reforçar em cerca de mil servidores o efetivo da área de segurança durante o 48º Festival Folclórico de Parintins, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho no município (a 369 quilômetros de Manaus).

O evento, considerado de alta complexidade e de repercussão nacional e internacional, será utilizado como evento teste do Sistema de Segurança Pública do Amazonas para aprimorar as ações táticas e planejamento para a Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Serão cerca de mil servidores das Polícias Civil (PCAM) e Militar (PMAM), Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) que reforçarão as ações de segurança dos turistas e da população do município. Somente da PMAM, serão 700 policiais, com a utilização de 70 viaturas, entre carros e motos, três embarcações, sete cavalos, três cães e um helicóptero. O reforço de policiais militares já iniciará dez dias antes do evento.

O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, explica que todo o planejamento do sistema de segurança, além de envolver servidores da PCAM, PMAM, Bombeiros e Detran-AM, também contempla órgãos federais envolvidos na segurança de grandes eventos como as Forças Armadas, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Polícia Federal (PF).

Assim como no ano passado, o Bumbódromo de Parintins será monitorado por 20 câmaras de segurança, ligadas ao Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICCL) que será instalado pela SSP-AM e reunirá todos os órgãos envolvidos na segurança no período do festival.

De acordo com o coronel Vital, Parintins possui o cenário ideal para colocar em prática o esquema de segurança por possuir basicamente a mesma estrutura que Manaus terá durante os jogos da Copa do Mundo: porto, aeroporto, arena de evento, presença de chefes de Estado, autoridades e grande público. “Teremos ainda todas as modalidades de policiamento utilizadas pelo sistema de segurança, como terrestre, fluvial e aéreo, além da reunião dos órgãos de todas as esferas”, afirmou o coronel.

A Operação Parintins segue determinação do governador Omar Aziz de reforçar a segurança da cidade durante a realização do Festival Folclórico para garantir a tranquilidade da população e dos turistas e também uma oportunidade para por em teste o plano de segurança em elaboração para as áreas de “Fan Fest” da Copa do Mundo.

Polícia Militar – De acordo com o tenente-coronel Franclides Ribeiro, comandante da operação pela PMAM, o protocolo de atuação da corporação prevê trabalhos de segurança no entorno do Bumbódromo, para evitar desde pequenos delitos, até situações mais graves. Segundo o comandante, serão feitas ações para reduzir e inibir a presença de vendedores ambulantes em volta do local. Também haverá controle de segurança rígido nos acessos ao interior do Bumbódromo, com a utilização de detectores de metais.

A PMAM estabeleceu, ainda, ações específicas para alguns pontos da festa, como a saída dos barcos de Manaus em direção a Parintins, que serão fiscalizados pela PMAM em conjunto com a Marinha do Brasil, em barreiras fluviais. A tradicional Festa dos Visitantes, que este ano será realizada em um campo de futebol, terá um sistema de segurança diferenciado.

Também serão realizadas ações integradas com o Detran-AM, além de trabalhos de prevenção à exploração sexual ou de qualquer outro tipo de crianças e adolescente durante o festival, num trabalho integrado com o Ministério Público do Estado (MPE-AM) e a Comarca de Parintins.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Almir David destacou que o objetivo da operação é aumentar a segurança em locais de grande aglomeração, como bares e balneários, além do Bumbódromo e coibir a ocorrência de furtos, brigas e tráfico de drogas, principalmente. Almir David garantiu que o Festival de Parintins será uma festa dentro dos padrões de grandes eventos internacionais. “Como determinou o governador Omar, o festival será uma festa de excelência para todos que forem a Parintins”.

Tecnologias – O coordenador da Comissão Temporária de Segurança para Grandes Eventos da SSP-AM, coronel Dan Câmara, informa que existe a expectativa de Estado utilizar, em Parintins, o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), veículo tipo ônibus adaptado e equipado para funcionar com alta tecnologia embarcada, contendo Plataformas de Gestão Integrada e de Vídeo Monitoramento; soluções de Rádio Comunicação de Voz e Dados; Sistema de Integração de Comunicações; segurança da Rede, Rede WiFi e telefonia.

Os veículos poderão abrigar até seis profissionais e estarão integrados aos Centros de Comando e Controle fixos. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), do Ministério da Justiça, para atender as necessidades dos Estados que terão sedes da Copa do Mundo. “Há grande interesse da Sesge de nos enviar o Centro Integrado Móvel para ser testado durante o Festival de Parintins, por ser considerado um evento de grande complexidade. A princípio, nós só receberíamos esse veículo no próximo ano”, disse.

(Agecom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.