Palestra mostra a importância das frutas na alimentação diária

Palestra mostra a importância das frutas na alimentação diária

Manaus, AM , Envelhecer com saúde é um dos objetivos que o Programa Vitalidade, criado pela Prefeitura de Manaus por intermédio da previdência municipal. Para auxiliar na compreensão da importância de se ter uma alimentação equilibrada e saudável, a nutricionista e especialista em Gastronomia, Rosa Almeida, ministrou palestra sobre a necessidade da ingestão de frutas na manhã desta quinta-feira, 27/4, no auditório da Manaus Previdência.

A intenção da palestra é atrelar informações sobre saúde aos segurados que iniciaram as aulas de ginástica e dança no início do mês. Segundo a assistente social Darla Gondim, as palestras acontecerão mensalmente, sempre na última quinta-feira do mês, com abordagem de temas voltados para a saúde. “E em maio está previsto o início da ginástica laboral voltada para os servidores. Então, com as palestras eles também terão a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre alimentação saudável, visando a prevenção do adoecimento’’, disse.

Para a palestrante Rosa Almeida, o maior erro cometido pelas pessoas que ingerem frutas está na quantidade. Segundo a nutricionista, as pessoas precisam consumir de três a cinco porções de frutas por dia, podendo variar entre frutas, verduras e legumes. “Mas, se um diabético come muita melancia, ele está ingerindo grande quantidade de frutose, que é o açúcar da fruta, tornando a ingestão exagerada e prejudicial’’, alerta a nutricionista, que levou um banner com a pirâmide alimentar para melhor detalhar os alimentos saudáveis dos prejudiciais.

Ao término da palestra, os participantes saíram da teoria à prática, onde degustaram várias frutas oferecidas pelo setor Psicossocial.

Aprimorando conhecimentos

A maioria das informações  repassadas pela nutricionista encontraram eco nos segurados, que disseram ser adeptas de medidas mais saudáveis. Mas, que vão aprimorar alguns hábitos com base nas dicas de Rosa Almeida. Esse foi o caso de Leny Barbosa, 61, que descobriu que muito azeite não é recomendável. “Eu usava em grande quantidade, mas a nutricionista alertou que o azeite também contém gordura. Tem que usar com moderação”, relembra. “Agora, meu azeite vai durar mais”, complementa.

Sandra Santiago, de 66, também disse que “aposentou” o uso de óleo há muito tempo e só usa o azeite. Entretanto, mesmo sabendo que pão não é o alimento ideal no café da manhã, ainda não conseguiu se livrar da iguaria. “Como todo dia”, admite.

Quem já conseguiu trocar o pão por opções mais saudáveis, como tapioca e batata doce foi a aposentada Judith Pontes, 56. Com informações coletadas ao longo do tempo na internet, Judith diz que começa o dia bebendo água e ingerindo a fruta ainda em jejum.

“Essa é a forma correta e a nutricionista confirmou. Quero manter minha saúde”, justifica.

Amazonianarede-Semcom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.