Paixão de Cristo: Do agreste pernambucano para o mundo

Amazonianarede – Assessoria

Nova Jerusalém, PE – Milhares de pessoas oriundas de várias partes do Brasil e do exterior já passaram pela cidade-teatro de Nova Jerusalém, em Brejo de Madre de Deus, no agreste Pernambucano para assistir a encenação da peça teatral paixão de Cristo.

O espetáculo ao ar livre é uma mega produção, envolvendo de maneira direta e indireta toda a cidade. Turistas das mais variadas partes do mundo documentam com as suas modernas lentes as cenas marcantes do espetáculo que revive com muita autenticidade os últimos momento de Jesus na terra e o seu calvário carregando a pesada cruz na qual foi crucificado.

O espetáculo que é encenado há mais de 40 anos, começou este ano a ser apresentado no último dia 22 e a última apresentação está programada para este sábado, com a participação de renomados atores e de pessoas da própria comunidade que participam da encenação do maior teatro a céu aberto do mundo, com cenas apresentadas em nove diferentes palcos e para assistir a tudo direitinho, a plateia precisa caminhar um pouco.

Anúncio do profeta

A peça começa com o anúncio dos profetas Moisés e Elias, falando da chegada do filho de Deus, que é vivido pelo pernambucano José Barbosa, pelo segundo ano consecutivo. A tentação de Jesus no deserto, onde passou 40 dias, é a cena seguinte. O demônio mostra suas várias faces, mas Jesus resiste e depois prega à multidão, no famoso Sermão da Montanha – “Deixai vir a mim as criancinhas”, ele diz.

Quando sabe da prisão de João Batista, Jesus decide se dirigir ao templo de Jerusalém, onde expulsa os vendilhões e discute com os religiosos. Depois dessa “ousadia”, os sacerdotes se reúnem e decidem pedir a condenação daquele que se diz filho de Deus. Com esses mesmos sacerdotes, Judas negocia seu mestre por 30 moedas e combina de mostrar quem ele é com um beijo.

Depois da última ceia, Jesus está com seus discípulos no Horto das Oliveiras. Nesse momento, Judas chega e o beija, revelando aos soldados sua identidade. Preso, ele é levado para ser julgado diante de Herodes – este ano, quem interpreta o papel é o ator Marcos Pasquim. “Disseram-me que, num festim, como este, fizeste um belo milagre. Repete-o agora, para teu rei”, diz Herodes a Jesus. Diante da negativa do Nazareno, ele o manda para Pôncio Pilatos, então procurador de Roma.

Na edição 2013 da Paixão de Nova Jerusalém, Pilatos é interpretado por Carlos Casagrande. Ele entra em cena em uma biga e, depois de interrogar Jesus diante da multidão que pedia a sua morte, decide que ele deve ser flagelado e torturado. É nesse momento que acontece a famosa cena em que Pilatos lava as mãos e solta o ladrão Barrabás, transferindo ao povo a responsabilidade pela condenação de Jesus.

Maria, vivida pela pernambucana Luciana Lyra, e Madalena, interpretada por Carol Castro, participam das cenas da via sacra, em que Jesus, com a coroa de espinhos, carrega a cruz até chegar ao monte Calvário, onde é crucificado e morre. Antes da ressurreição e da ascensão de Jesus aos céus, o espetáculo ainda mostra o tormento vivido por Judas e sua consciência, que termina com o suicídio do discípulo.

Elenco

O espetáculo deste ano fica em cartaz até hoje, sábado, dia 30. Com direção de Carlos Reis e Lúcio Lombardi, o espetáculo que conta os últimos dias de Jesus tem mais de 500 atores e figurantes. No elenco, estão os atores famosos como: Marcos Pasquim, interpretando o rei Herodes; Carol Castro dando vida a Maria Madalena, e Carlos Casagrande fazendo o papel de Pilatos. Entre os pernambucanos, José Barbosa faz Jesus pela segunda vez e Luciana Lyra interpreta Maria.

Outro ponto que chama muito a atenção dos turistas é a perfeita recriação do local que conta a caminhada de Jesus Cristo no Calvário e o perfeito figurino da época, dando a ideia de que a realidade está realmente presente no grandioso espetáculo, que a cada ano que passa torna a Nova Jerusalém mais conhecida no mundo.

Os ingressos para o espetáculo que tem a duração de três horas, custam entre R$ 60 e 90 reais e poderão ser adquiridos com Cartão de crédito e pagamento parcelado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.