PA: Ato relembra morte de extrativistas

Nova Ipixuna, PA – A Comissão Pastoral da Terra (CPT) promove hoje evento em lembrança ao assassinato do casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva, mortos no loteamento Praia Alta-Piranheira, em Nova Ipixuna, sudeste do Estado.

O casal foi assassinado no dia 24 de maio de 2011 por denunciar irregularidades ambientais cometidas na região.
O ato em memória ao casal ambientalista acontece no mesmo local onde eles foram encontrados após o crime, no município de Nova Ipixuna. De acordo com Rose Lima, uma das coordenadoras do CPT, a programação é realizada a fim de manter vivo o objetivo tão defendido pelo casal e que acabou resultando na morte deles. “A programação tem principalmente como foco trazer à memória os trabalhadores que foram assassinados e esse senso que era tão presente na vida deles”, disse.

Um dos pontos altos da programação, segundo Rose Lima, será quando todos os presentes farão um pequeno trajeto até a residência do casal onde acontecerá um ato ecumênico. Lideranças de entidades sociais e ambientais além de autoridades políticas convidadas terão a oportunidade de falar sobre a morte e a memória do casal.

Após o almoço os convidados farão uma visita à casa do casal “onde serão mostrados instrumentos de trabalho florestais que eram a base de trabalho deles”, destacou Rose Lima. Uma trilha ecológica na floresta onde o casal atuava marcará o evento pela parte da tarde e finalizará com um abraço simbólico à Castanheira localizada no assentamento conhecida como “Majestade” e que era o xodó do casal. “Hoje essa Castanheira representa a luta pela defesa da floresta contra o desmatamento e a defesa das práticas extrativistas e de preservação”, salientou a coordenadora da CPT.

O ato memorial é promovido por representantes da CPT, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Fetagri, Conselho Nacional de Seringueiros (CNS) e familiares e amigos das vítimas.

(Diário do Pará)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.