Ouvidoria fecha parceria com o Procon para implantação de Sistema de Informações

O Departamento do Programa de Proteção, Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-AM) vai repassar à Ouvidoria e Proteção ao Consumidor o programa do Sistema Nacional de informações de defesa do consumidor (Sindec).

Com este programa, a Ouvidoria poderá iniciar as atividades do Departamento de Defesa do Consumidor, com inauguração prevista para o final deste mês. “Vamos receber treinamento do Procon Estadual para manusear o programa, assim como de outras atividades que vamos realizar para tornar o Procon Municipal uma realidade”, destacou o ouvidor Alessandro Cohen.

A diretora do Procon-AM, Silvana Miranda Correa, informou que o órgão vai viabilizar junto à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), em Brasília, a implantação do programa o mais rápido possível. “Vamos colocar o Procon Amazonas à disposição do Procon Municipal para todas as demandas que forem necessárias, visando o melhor para o cidadão de Manaus”, disse ela.

O acerto do trabalho em conjunto foi fechado em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 13. O Procon-AM também vai facilitar o acesso da Ouvidoria com outros órgãos afins em encontro no próximo dia 27, quando acontece a reunião do Conselho de Direitos do Consumidor (Condecon). Antes disso, o ouvidor Alessandro Cohen adiantou que deverá marcar reuniões com outros órgãos, como a Delegacia e Defensoria do Consumidor, para estreitar relações e garantir um atendimento ágil aos consumidores.

“Estamos trabalhando com uma previsão de demanda diária de 30 pessoas, com a proposta de realizarmos dez audiências/dia. Isso significa mais de 600 atendimentos e 200 audiências conciliatórias por mês, um número significativo para uma cidade que ainda não dispunha de um Procon Municipal”, enfatiza Cohen.

A diretora Silvana Correa abriu a possibilidade, ainda, da participação dos fiscais da Ouvidoria nas fiscalizações realizadas pelo Procon-AM, ambientando os novos fiscais nos procedimentos padrões neste tipo de operação. “Pela urgência com que o ouvidor nos colocou, queremos realizar todas as tarefas ao nosso alcance em relação à Ouvidoria até o final deste mês”, disse.

Alessandro Cohen confirmou para esta sexta-feira, 16, encontro com o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor/Secretaria Nacional do Consumidor, em Brasília, para conhecer a estrutura e os serviços prestados pelo órgão.

(Texto e foto: Marcia Claudia Senna)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.