Outubro Rosa é lançado por servidores do TJAM

Servidores do TJAM lançaram o Outubro Rosa
Servidores do TJAM lançaram o Outubro Rosa
Servidores do TJAM lançaram o Outubro Rosa

Manaus – Os funcionários do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) reforçaram na manhã desta quinta–feira, 1º de outubro, o movimento internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, que tem como foco o combate ao Câncer de Mama e conscientização de outras doenças que atingem as mulheres.

A campanha foi aberta às 8h45 pela desembargadora Graça Figueiredo, que conclamou as mulheres e os homens, “que são nossos companheiros por toda vida”, a ajudar na prevenção dessa doença terrível que “enluta os lares de nosso Estado e de nosso país”, disse a presidente.

Animada pela banda do Colégio Petrônio Portela, pelo bailado de bandeiras e com a animação dos “Doutores do Amor”, a abertura do Outubro Rosa reuniu aproximadamente 300 funcionários do tribunal, que trajavam camisetas e gravatas cor de rosa.

Os servidores abraçaram a causa
Os servidores abraçaram a causa

Em sua fala Graça Figueiredo observou que o câncer de mama continua matando, mas nos últimos anos esses índices estão sendo reduzidos graças ao diagnóstico precoce e ao tratamento imediato. Foram registradas no ano passado, 14 mil mortes de mulheres, e em torno de 180 mortes de homens, pela doença.

— Assisti esta semana na televisão que cadelas são vulneráveis ao câncer de mama. Quer dizer, é uma doença que não poupa nem mesmo os animais. É importante, que neste Outubro Rosa, todas as mulheres entre 40 e 69 anos de idade façam o exame mamográfico.

No final do evento, os funcionários se posicionaram em frente ao prédio do TJAM e posaram para fotos, soltado os balões que eles seguravam durante a cerimônia. Discursaram ainda no evento o médico genecologista do TJAM, Dr. Edwin Ricardo Nolilazo e da diretora do Serviço Social do tribunal, Fernanda Coelho de Souza.

O Outubro Rosa mobiliza anualmente milhares pessoas em todo o mundo. A ação tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.

O lançamento, foi muito concorrido
O lançamento, foi muito concorrido

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), para o controle do câncer de mama, é recomendado que as mulheres entre 50 e 69 anos realizem mamografia a cada dois anos, mesmo que não tenham alterações.

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor de rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.

Amazonianarede-Mario Adolfo/tjam

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.