Omar e Arthur observaram com tranqüilidade manifestação em Manaus e criticaram vândalos infiltrados

Manaus – Tanto o governador Omar Aziz ( PSD) como o prefeito Arthur Neto (PSDB), políticos que no passado participaram de manifestações como as que estão ocorrendo no momento no Brasil, observam com tranquilidade o movimento, garantindo que esse é o direito do povo num país democrático, mas condenam os atos de vandalismo, que segundo eles, nada tem a ver com o movimento.

Ontem, durante uma inauguração em que participou juntamente com o refeito de Manaus, Omar Aziz, lembrou do seu passado quando participou de manifestações por mudanças no país, mas com objetivos claros, no caso a redemocratização do País, onde ele e o Arthur tiveram intensa participação. Mas acrescentou que nunca participou de vandalismo, depredando bens públicos e privados.

Já o prefeito Arthur Neto, que logo no início do movimento estava em Brasília para as comemorações do aniversário do seu partido, demonstrou tranqüilidade com as manifestações anunciadas para Manaus e disse ser esse um direito dos brasileiros, já que vivem numa democracia, mas advertiu que quebra-quebra, provocando por vândalos infiltrados nos movimentos devem ser coibidos.

O prefeito lembrou ainda que muito antes das manifestações ganharem as ruas do Brasil protestando contra as tarifas nos transportes públicos, salientou que tão logo foi baixada a desoneração do PIS-Confins para as empresas de transporte, se apressou em baixar em 10 centavos o preços da passagem do ônibus em Manaus, garantindo que o ato foi puramente administrativa, sem nenhuma pressão e dessa forma, Manaus foi a primeira capital brasileira a reduzir o preço nas tarifas do transporte de massa.

Preparada

Falando pela madrugada a uma emissora de televisão, o prefeito Arthur Neto, que acompanha com muita atenção o movimento no Brasil e em Manaus, garantiu que a Prefeitura está preparada para futuras manifestações e avaliou como positiva a realizada ontem, mas criticou os atos de vandalismo praticados na Avenida Brasil, próximo a Prefeitura quando dois coletivos foram incendiados pelos vândalos infiltrados na manifestação.

A manifestação convocada pelas lideranças pelo Facebook, na visão do prefeito de Manaus foi bonita e ordeira, o que demonstra que a democracia brasileira já atingiu a maturidade.

Arthur disse que vai procurar atender a todas as reivindicações que estão inteiramente ligados a administração municipal, mas ressaltou que isso será feita de maneira realista e transparente.

Com relação a uma nova queda na tarifa de ônibus em Manaus, ele afirmou que no momento não tem como colocar isso em prática. “Não tenho meios para baixar ainda mais a tarifa hoje por várias razões estruturais. Vou trabalhar nesses pontos e aí sim, ver a possibilidade de reduzir ainda mais a tarifa do transporte coletivo”.

Vandalismo

Arthur Neto, que no passado já andou nesse tipo de manifestação, disse que nunca apoiou o vandalismo infiltrados nesses movimentos democráticos e que para obter grandes resultados, deverão ocorrer sempre de maneira ordeira e pacífica.

Elogiou o comportamento da grande maioria dos manifestantes e criticou a prática de vandalismo por radicais infiltrados no bonito movimento que tomou ontem a tarde das ruas da capital amazonense.

Prometeu conversar com as pessoas ordeiras que participaram do movimento de ontem e garantiu que “com essa juventude vou beber ensinamentos para resolver os problemas de Manaus, que são muitos e diversificados” – pontuou.

Nota Oficial

Hoje logo nas primeiras horas, a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Manaus, distribuiu para a mídia Nota Oficial assinada pelo prefeito Arthur Neto, sobre a manifestação, onde parabenizou os participantes ordeiros do movimento e lamentou os incidentes ocorridos próximas a sede da Prefeitura de Manaus, provocado por vândalos infiltrados que certamente não faziam parte da manifestação e seus objetivos. Na íntegra a Nota Oficial da Prefeitura de Manaus.

Na condição de Prefeito Municipal e cidadão, parabenizo os 100 mil que foram as ruas de Manaus nesta quinta-feira manifestar seu desejo de um Brasil melhor. Da mesma forma, lamento os incidentes gerados por vândalos nas proximidades da Prefeitura.

De forma ordeira, os manauaras mostraram para todo o País e para o mundo a força da cidadania e da democracia que reina na capital do Amazonas. Partilho dos mesmos ideais. Fui militante estudantil, lutei pelas Diretas e agora batalho, junto a dois milhões de moradores de Manaus, para construir uma cidade melhor para todos vivermos.

É com tristeza que, no mesmo dia de tão bela demonstração de amadurecimento social, haja registro de ocorrências de vandalismo feito pessoas sem discernimento para entender a grandiosidade do momento histórico pelo qual passa o Brasil. Por sorte, tais ações acabam sendo insignificantes diante do grande movimento pacifico que tomou as ruas de Manaus.

Que esse amadurecimento político e o desejo de melhorar nossa cidade continuem cada vez mais vivos nas veias dos manauaras.

Arthur Virgílio Neto
Prefeito de Manaus

(Amazonianarede – Redação) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.