Sindicato diz que 70% dos bancos do Amazonas pararam hoje

(Amazonianarede – Redação)

A população de Manaus que procurou hoje as agências bancárias da capital, especialmente as situadas no centro da cidade, encontrou a maioria delas fechadas. Os bancos aderiram ao movimento nacional e paralisaram as atividades nesta quinta-feira.

No centro, agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Itaú e Bradesco não tiveram atendimento ao público. Em outras zonas da cidade e em municípios os bancos aderiram parcialmente ao movimento.

A paralisação faz parte da greve nacional dos bancários, que foi decidida em assembleia do último dia 12, após rejeição da única proposta apresentada pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) de reajuste de 6,1%. Os bancários pedem reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real além da inflação).

Na noite de quarta-feira, a categoria decidiu concentrar as paralisações na Caixa Econômica Federal no Centro e em outras unidades das zonas Norte e Leste. Porém, na zona Leste, somente a agência do Banco do Brasil estava com suas atividades paralisadas.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos Bancários do Amazonas, Nindberg Barbosa dos Santos, a avaliação do primeiro dia de greve é positiva. “Tivemos cerca de 70% de adesão ao movimento neste primeiro dia. Amanhã deveremos ter a adesão de outros companheiros de outras agências aqui na capital e também deve aumentar a paralisação no interior. A greve é por tempo indeterminado”, lembrou Berg.

Vários clientes protestaram contra a paralisação, pois tinham compromissos a saldar, como pagamentos de contas e a partir de agora deverão ser penalizados com juros, mas entenderam as reivindicações da categoria. “Se eles não agirem dessa maneira não conseguirão melhores salários e condições de trabalho. Na verdade, os bancos só querem ganhar” – disse a professora Joseína Souza Freitas.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.