Nível dos rios no Acre preocupa autoridades

09-01acreRio Branco, AC – No início do inverno amazônico, um problema comum já mostra toda a sua potencialidade.

Segundo dados da Coordenadoria da Defesa Civil Estadual (Cedec), nesta quinta-feira, 8, quatro rios que cortam o Acre já atingiram a cota de alerta e alguns deles já desabrigando famílias. Em Rio Branco, o nível do Rio Acre está em 10,06 metros, faltando três metros para atingir a cota de alerta.

Assim é o caso do rio Tarauacá que marca 10 metros, sendo que a cota de transbordamento é de 9,5 metros. Nas últimas 24 horas, o manancial apresentou sinais de vazante, mas permanece acima da cota de transbordamento.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Comunicação, a enchente comprometeu o abastecimento de água do bairro da Praia. Para solucionar o problema, a prefeitura destinou alguns caminhões pipas, com o apoio do governo do Estado. Os bairros Triângulo e Flores também foram atingidos pelas águas da enchente.

Em Sena Madureira, o nível do Rio Iaco está em 14.74 metros, nível acima da cota de alerta. Em Manoel Urbano, o nível estava em 9,70 metros e em Cruzeiro do Sul o nível era de 11,34. A Defesa Civil Estadual segue com a rotina de monitoramento diário do nível dos rios acreanos, e mantém um plano de contingência para atender as demandas.

O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Carlos Batista, destaca que o órgão está preparado para as enchentes, que podem ocorrer nos primeiros meses do ano.

“A Defesa Civil dos principais municípios estão de prontidão com seus planos de contingência elaborados e equipes para pronto atendimento. Caso tenham grandes precipitações, vamos fazer um atendimento de imediato para as famílias desabrigadas”, assegurou.

Fonte: A Gazeta do Acre

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.