
Manaus, AM – Foi enterrado nesta quarta-feira (5) o empresário Joaquim Margarido, um dos fundadores da Rede Amazônica. O sepultamento ocorreu no Cemitério Nossa Senhora Aparecida, Zona Oeste de Manaus. O empresário morreu durante a madrugada desta quarta, por volta das 3h.
Joaquim tinha 84 anos e lutava contra um câncer desde 2011. Durante a cerimônia, familiares e amigos cantaram canções e entoaram orações em homenagem ao empresário, que deixa a esposa, de 86 anos, três filhos, quatro netos e cinco bisnetos.

No início da Rede Amazônica, Joaquim foi responsável pela negociação em São Paulo da programação da emissora, que incluía filmes, desenhos animados e seriados. A Rede Amazônica de Rádio e Televisão foi criada em dia 1º de setembro de 1972.
O empresário se mudou paa Manaus em 1974, época da expansão da empresa de comunicação. Ele teve ainda uma marcante atuação na igreja católica e participou da organização do congresso eucarístico que culminou com a vinda do Papa João Paulo II a Manaus, na década de 1980.
Um dos filhos do empresário, o jornalista Luiz Margarido, contou qual o ensinamento mais importante deixado por seu pai.

“O meu pai tinha uma preocupação muito grande com o amor entre as pessoas, principalmente aquelas que vivem no mesmo lar. Ele [Joaquim] ajudou muitas pessoas com relação a isso, a manter o casamento como uma missão, para construir uma sociedade melhor”, disse.
Em 2011, Margarido passou por uma cirurgia para tratar um câncer no intestino. Ele deixa a esposa, de 86 anos, três filhos, quatro netos e cinco bisnetos.
Amazonianarede—Rede Amazmnica