Manaus, AM – De 2013 a 2017, 18 mortes de ciclistas foram registradas em Manaus. Os dados são do Movimento Pedala Manaus. Segundo Paulo Aguiar, que faz parte da coordenação do grupo, só este ano, já foram registrados 4 casos.
A violência e a mobilidade urbana em Manaus são tema de discussão sobre novas formas de transporte nas cidades, no VI Fórum de Bicicletas Manaus, que começa nesta terça-feira (22) e vai até a próxima quinta-feira (24). A abertura ocorre na Federação das Indústrias do Amazonas, Avenida Joaquim Nabuco, a partir das 19h.
O tema, segundo Paulo Aguar é: “Comunicação e as Bicicletas: da Sensibilização às Pedaladas”, e envolvendo no debate, além da sociedade civil e o Poder Público, um agente fundamental na difusão de ideias e na massificação da informação, a imprensa.
O objetivo é aprimorar o debate e levar alternativas ao Poder Público sobre a eficácia da bicicleta como uma alternativa viável de transporte na cidade, como um meio sustentável, não poluente, econômico, que ocupa pouco espaço, de baixo custo, que humaniza a cidade, promove qualidade de vida aos usuários e influencia positivamente na saúde física e mental, economia familiar, preserva o meio ambiente e promove integração social.
Depois da abertura, na sede da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), o evento segue na quarta-feira (23), na Fundação Amazonas Sustentável (FAS), às 19h, no bairro Parque Dez, e fechando, na quinta (24), às 19h30, no Parque dos Bilhares, na zona Centro-Sul de Manaus.
Amazonianarede