Ministro da Justiça e presidente da Funai conheceram alojamento criado para atender imigrantes venezuelanos

O ministro da Justiça promete assistência aos índios venezuelanos e elogia o tratamento que recebem em Manaus

 Manaus, AM – O ministro da Justiça, Torquato Jardim, e o o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Franklimberg de Freitas, visitaram o Centro de Acolhimento de indígenas venezuelanos em Manaus, neste sábado (8).

Desde o início do ano, a capital tem recebido imigrantes da etnia Warao que fogem da escassez de alimentos e da crise econômica que assola a Venezuela. “Eles terão assistência pelo tempo que for necessário, mas queremos todos que seja transitório”, disse Jardim.

Durante a visita, o ministro afirmou que ainda não há data exata de quando o governo federal liberará recursos para auxiliar a Prefeitura de Manaus e o governo do Amazonas na assistência humanitária aos imigrantes venezuelanos.

Depois de Boa Vista (RR), a capital amazonense recebeu a comitiva. O ministro da Justiça e o presidente da Funai estiveram na tarde deste sábado nomServoço de Acolhimento no bairro Coroado.

O alojamento foi criado pelo governo do estado em junho deste ano e é mantido em parceria com a prefeitura. No local, os imigrantes recebem alimentação e assistência de saúde.

Roraima recebeu R$ 480 mil do governo federal para investir no Centro de Referência ao Imigrante, espaço que abriga venezuelanos índios e não-índios em Boa Vista. Entretanto, no Amazonas ainda não recebeu ajuda para atender aos imigrantes.

O Governo Federal já tinha prometido repassar, até o dia 14 deste mês,  recursos para atendimento a aproximadamente 250 indígenas venezuelanos Warao abrigados em casas no Centro de Manaus. A promessa foi feita durante uma reunião nesta sexta-feira (7) em Brasília com o Ministério Público Federal (MPF). Apesar da promessa, o ministro da Justiça disse que ainda não há previsão de envio de recursos.

“Foram liberados R$ 480 mil para Roraima porque a situação lá é mais urgente do que aqui. A entrada se dá por Pacaraima e antes que cheguem a Boa Vista. Manaus é o terceiro ponto”, disse o ministro.

Amazoninarde-JAM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.