Ministério Público cobra ações da Funai para a proteção do povo Yanomami em território no AM

Posto de saúde em comunidade indígena, em Barcelos, no Amazonas. — Foto: Divulgação/DPE-AM

Segundo o órgão, o intuito é que a população indígena residente em Barcelos, no interior do Amazonas, seja assistida conforme as especificidades culturais e territoriais desse povo.

O Ministério Público Federal (MPF) cobrou ações da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para a proteção e garantia do acesso dos Yanomami que vivem em Barcelos, interior do Amazonas, aos programas sociais e previdenciários do governo federal.

Segundo o órgão, o intuito é que a população indígena seja assistida conforme as especificidades culturais e territoriais desse povo.

O ofício, enviado pelo MPF nesta semana, contém os compromissos assumidos pela presidência da Funai em 20 de fevereiro deste ano, durante o encontro “Agenda Barcelos”, e solicita que sejam apresentadas as medidas já adotadas para viabilizar esses compromissos.

Além disso, a instituição judicial solicita informações sobre o agendamento de reunião on-line que discutirá a implantação de um projeto piloto, cujo objetivo é garantir o acesso, diretamente nas aldeias Yanomami, aos benefícios citados.

A cobrança ocorre após a não realização de uma reunião prevista para o dia 4 de abril, em Brasília, que trataria justamente das questões relacionadas aos benefícios para a população Yanomami.

O g1 questionou a Funai para saber o posicionamento do órgão sobre a cobrança e os motivos para a não realização da reunião que estava prevista a para abril, mas até a atualização mais recente desta reportagem não obtivemos resposta.

De acordo com o MPF, a ausência de providências, mesmo após quase dois meses da data inicialmente prevista para a reunião, e a falta de continuidade nas tratativas para a criação do projeto piloto, configuram uma violação dos direitos dos povos indígenas.

O órgão ressalta que o acesso aos benefícios sociais e previdenciários, diretamente nas aldeias, foi apontado pelos próprios Yanomami como uma das principais demandas da comunidade na região de Barcelos.

amazonianarede
Por Lucas Macedo, g1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.