Merenda escolar regionalizada na rede municipal vai fortalecer a agricultura familiar

A merenda escolar rgionalizada na rede municipal de ensino, vai fortalecer a agritultura familiar
O prefeito Arthur  Neto garante que a  merenda escolar regionalizada na rede municipal de ensino, vai fortalecer a agricultura familiar

Manaus, AM – Produtores rurais da agricultura familiar interessados em fornecer gêneros alimentícios para a merenda escolar da rede municipal de Ensino podem ter, desde essa quarta-feira (15), acesso ao edital de Chamada Pública 01/2017 lançado pela prefeitura da capital. O evento contou com a participação de 300 produtores rurais no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a previsão é de que, com esta nova chamada, sejam beneficiadas mais de 6 mil famílias.

O prefeito Arthur Virgílio Neto, a primeira-dama Elisabeth Valeiko e o vice-prefeito Marcos Rotta participaram da cerimônia de lançamento.

A secretária de Educação Kátia Schweickardt e os subsecretários Euzeni Trajano, Bruno Guimarães e Thiago Balbi também estiveram presentes no evento.

Investimento

O prefeito Arthur Virgílio destacou que o salto de investimento na agricultura familiar pelo município significa um crescimento na economia agrícola do Amazonas e que o investimento na merenda escolar na rede municipal de ensino, feito desde o iniciou da sua gestão, influenciou diretamente no resultado do Ideb do ano passado.

“Nós começamos a usar 40% de investimento, em seguida fomos para 44% e agora estamos investindo 55%. Isso é um número crescente, é uma oportunidade que se dá para uma agricultura cooperativada. Significa fazer assim uma enorme distribuição de renda e dar uma enorme perspectiva de crescimento para um setor e para pessoas que militam neste setor”, explicou.

Campeã no Norte

Atualmente, Manaus é a capital da Região Norte que mais investe na aquisição de produtos oriundos da agricultura familiar para a alimentação escolar.

Os interessados têm até o dia 15 de março para entregar documentação e propostas de venda na sede da Semed (Avenida Mario Ypiranga Monteiro, 2549 – Parque Dez), das 8h às 17h.

Podem participar da seleção, associações ou cooperativas de agricultores, conforme determina a Lei 11.947/2009, do Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino (FNDE).

Qualidade na alimentação

Além de itens básicos como arroz, feijão, farinha, entre outros, compõem o cardápio das escolas da Semed frutas e legumes como abacaxi, mamão, melancia e alface fornecidos por produtores rurais da região.

Ao todo, serão 25 itens fornecidos por meio da chamada pública 01/2017. O FNDE orienta que, pelo menos, 30% da verba destinada às secretarias de Educação para a compra de merenda escolar seja utilizada na aquisição de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar.

Até 2012, a Semed investia 28,96% dos recursos nos produtores locais. A partir de 2013, houve um salto e a prefeitura passou a investir 44% na agricultura familiar, índice acima do mínimo estipulado pelo órgão federal. A meta para este ano é manter os 55% de investimentos realizados na aquisição desses itens em 2016.

A secretaria Kátia Schweickardt destacou que o oferecimento da merenda escolar no município conseguiu ser otimizado e melhorado por diversos fatores. Um deles é o programa de gestão de qualidade que envolve várias dimensões, entre elas a merenda escolar.

“A merenda escolar está completamente diferente. Primeiro porque hoje tem um programa de gestão de qualidade, que inclusive é a novidade da educação desde o primeiro mandado do Prefeito Arthur. Com isso, com o programa organizado, otimizando recursos, mesmo nesta frase de crise, nos estamos conseguindo olhar estrategicamente para fortalecer setores que a sociedade espera que a gente como poder publico fortaleça”, declarou.

De acordo com o diretor de Suprimento e Logística da Semed, Leís Batista, o crescimento de investimento tem sido gradativo e contínuo, sendo em 2016 a maior chamada pública da região Norte do país. Ele destaca que a compra de produtores regionais traz benefícios para todas as partes envolvidas no processo.

“Além de comprarmos os  alimentos direto do produtor, sem nenhum tipo de atravessador, também existe a vantagem de estarmos adquirindo um produto de qualidade, o que interfere diretamente na saúde dos alunos da rede”, salientou.

Agricultura familiar

A agricultura familiar, agradece

O vice-prefeito Marcos Rotta, enfatizou a agricultura familiar como um incentivo e como fonte de renda para agricultores rurais do Amazonas. “Isso é incentivo da Semed e muito importante, porque estamos falando de microempresários, de pessoas que tem agricultura familiar com sustento. Nós estamos incentivando a agricultura e mais, estamos trazendo saúde para as crianças do nosso município”, disse.

João Carlos Ribeiro, um dos agricultores que irá fornecer alimentos à Semed ressaltou que o investimento da Prefeitura de Manaus é importante para os produtos rurais conseguirem gerar renda e empregos. ”Esta atitude da Semed é importante para nós agricultores mantermos o sustento de nossas famílias e gerarmos oportunidades de empregos em nosso município”, falou.

Amaazonianarede

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.