Melo destaca a importância de discussão para a promoção da igualdade social

(Foto: Chico Batata – Agecom)

Na noite desta quarta-feira, 28 de agosto, durante a abertura da 3ª Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Amazonas (Ceppir), o governador do Amazonas em exercício, José Melo, destacou que o Governo do Estado desempenha um papel importante para a futura concretização de políticas públicas para a promoção da igualdade racial.

“Esse tipo de conferência mostra que o Governo do Estado está cumprindo o seu papel de promover a discussão sobre esse tema. Esse encontro irá gerar propostas que serão encaminhadas para a conferência nacional para que se tornem políticas públicas na área da igualdade racial”, disse Melo, durante a abertura do evento, que ocorreu no auditório da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), órgão que está coordenando a conferência.

O encontro continuará até a próxima sexta-feira, dia 30, com debates no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (avenida Mário Ypiranga Monteiro, antiga Recife, n° 3.950, Parque Dez, zona centro-sul). As discussões acontecerão das 9h às 18h30.

Além do governador em exercício, José Melo, a abertura do evento teve a participação da secretária de Políticas Afirmativas, Angela Nascimento, representando a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.

Neste ano, a Ceppir tem como tema “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo”. A conferência tem como principais objetivos reafirmar e ampliar o compromisso do Governo Estadual e da sociedade, com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social no Brasil; avaliar os avanços obtidos e os desafios a serem enfrentados após dez anos de implementação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial; propor recomendações para o enfrentamento ao racismo e o fortalecimento da promoção da igualdade racial no âmbito do Poder Executivo (estadual); e discutir os mecanismos de institucionalização da promoção da igualdade racial, tendo em vista a implantação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).

Na realização da 3ª Ceppir será consolidado o relatório estadual a ser encaminhado para a Comissão Organizadora da Conferência Nacional, com o objetivo de subsidiar o Relatório Nacional.

Comunicação – Ainda na noite desta quarta-feira, 28 de agosto, o governador do Amazonas em exercício, José Melo, participou como convidado de honra da 35ª edição do prêmio Profissionais do Ano Região Norte e Nordeste, que aconteceu no salão de eventos do Studio 5, no Japiim, zona sul de Manaus. O evento é organizado pela Rede Globo de Televisão e coordenado em Manaus pela Rede Amazônica de Televisão.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.