Meio ambiente é tema de discussão amanhã na CMM

(Foto: Robervaldo Rocha – CMM)

Em prosseguimento aos trabalhos de revisão do Plano Diretor Urbano e Ambiental de Manaus, a Comissão Especial da Câmara Municipal (CMM), realiza na segunda-feira (7), às 14h, a última reunião temática que abordará sobre o meio ambiente na capital amazonense. A reunião acontecerá no plenário da Casa Legislativa.

Conforme o coordenador do corpo técnico da Comissão de Revisão da CMM, arquiteto e urbanista, Pedro Paulo Cordeiro, a reunião temática sobre o meio ambiente é extremamente importante para a cidade, uma vez que o município abriga vários igarapés e áreas de proteção ambiental. “O Plano Diretor é justamente urbano e ambiental porque Manaus se encontra num lugar de grandes bacias hidrográficas e com áreas de preservação ambiental como a Reserva Ducke, o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), com a área da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e tantas outras Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), e Áreas de Proteção Ambiental (APA) e de Proteção Permanente (APP)”, explicou.

Outro ponto importante a ser abordado na reunião é a questão da arborização no município. “Sabemos que não há na cidade um trabalho intensivo de plantio de árvores na área urbana. E sentimos isso, principalmente nas épocas do ano em que o calor é intenso em nossa cidade”, concluiu Pedro Paulo.

Foram convidados a participar das discussões os Institutos Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas (IDAM), o Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), ainda a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS).

Fórum Livre

Representantes de movimentos estudantis realizarão, em paralelo às discussões do Plano Diretor da Câmara Municipal de Manaus, o 1º Fórum Livre de Discussão do Plano Diretor. O encontro será realizado nesta segunda-feira (7), às 14h, no auditório da CMM, com a presença de estudantes das universidades do Amazonas.

A intenção é promover o debate entre os estudantes sobre as mudanças das leis do Plano e sobre o planejamento da cidade para os próximos anos.

Audiência Pública

Na terça-feira (8), o relator da Comissão de Revisão do Plano Diretor, vereador Elias Emanuel (PSB), apresentará um resumo do que foi discutido nas seis Audiências Públicas, realizadas para debater os sete Projetos de Leis e Leis Complementares, e as sugestões recebidas pela comissão para se tornarem emendas ao anteprojeto. O evento acontece a partir das 14h, no plenário da Casa Legislativa.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.