Manaus sedia I Encontro Internacional sobre Vespas

O Encontro é realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio da Coordenação de Biodiversidade (CBio), e é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O evento conta com a parceria da Embrapa Amazônia Ocidental; Universidade Estadual Paulista (Unesp/Ibilce – São José do Rio Preto/SP); Museu Paraense Emílio Goeldi (Belém/PA); e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS/BA).

De acordo com o coordenador do evento no Inpa, o pesquisador Marcio Luiz de Oliveira, as expectativas para a primeira edição são boas. “Esperamos ser capazes de avaliar em que nível estão os estudos com vespas em solo brasileiro e também estimular os estudantes locais a se interessarem em estudar esse insetos que são muito importantes, inclusive como controladores biológicos de outros insetos como, por exemplo, algumas vespas caçam lagartas de borboletas que são nocivas às plantas”, explica.

O público do Encontro é formado por professores, pesquisadores e estudantes de graduação, mestrado e doutorado do Brasil e do exterior interessados em vespas. “Esperamos ainda que depois desse primeiro evento, outras cidades brasileiras passem a sediar o mesmo a cada dois anos”, afirma o coordenador.

Atividades desenvolvidas

A programação do Encontro conta com apresentações de trabalhos científicos, minicurso de taxonomia de vespas e excursão científica para observação e coleta de vespas da Reserva Florestal Adolpho Ducke, localizada no Km 26 da Estrada Manaus-Itacoatiara (AM-010).

Além disso, vão ser realizadas conferências com Fernando Barbosa Noll, da Unesp; Orlando Tobias Silveira, do Museu Paraense Emílio Goeldi; e Gilberto Marcos de Mendonça Santos, da UEFS. E ainda James Carpenter, do Museu Americano de História Natural (Nova Iorque/EUA); Robert L. Jeanne, da Universidade de Wisconsin (Madison/EUA); e John W. Wenzel, da Universidade de Ohio (Columbus/EUA).

O I Encontro Internacional sobre Vespas está sendo realizado no Bosque da Ciência, Campus I do Inpa, localizado na Av. André Araújo, 2936, Aleixo (Manaus/AM).

(Por: Embrapa)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.