Malízia recebe Título de Cidadão do Amazonas por dedicação ao esporte

Ariovaldo Maliizia, recebe na Aleam o titulo de Cidadão do Amazonas

 

Ariovaldo Maliizia, recebe na Aleam o titulo de Cidadão do Amazonas
Ariovaldo Maliizia, recebe na Aleam o titulo de Cidadão do Amazonas

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) homenageou na manhã desta quinta-feira (7) o paulista de Presidente Venceslau (SP), Ariovaldo Malízia, com o título de Cidadão do Amazonas. O mais novo amazonense é considerado um dos maiores contribuintes do esporte pelo trabalho dispensado ao futebol amazonense.

A deputada estadual Alessandra Campêlo (PMDB), autora da propositura, falou da importância do profissional para o esporte no Amazonas. “A história do professor Ariovaldo se confunde com a história do futebol e até com a historia do Estádio Vivaldo Lima, que deu lugar à Arena da Amazônia. Por toda uma vida dedicada ao esporte amazonense é que a partir de hoje oficializamos o que você já é de coração: um cidadão do amazonas”, afirmou.

Ariovaldo Malízia recebeu a honraria das mãos de Alessandra Campêlo e confessou a emoção perante o Título. “Estou  muito orgulhoso pela homenagem. É uma condecoração com que poucos são agraciados e espero corresponder à altura da homenagem.

Estou aqui há cerca de 50 anos, desde meados de 1960, e participei do processo de crescimento de Manaus e isso me enche de orgulho por me fazer parte da cidade. Não esperava por esse título, mas me comprometo em continuar contribuindo com a história o do Amazonas com muito mais empenho”, declarou.

Agradecimento

Os deputados Serafim Corrêa (PSB), Sinésio Campos (PT), agradeceram a contribuição do homenageado e lembraram os tempos áureos do futebol amazonense, justamente o momento de atuação de Malízia. Além dos parlamentares, participaram ainda do evento: Valdimir Bastos, presidente da Comissão de Árbitros, representando a Federação Amazonense de Futebol (FAF); Marlene Borges, presidente da Federação de Atletismo do Amazonas e Arnaldo Santos, radialista.

Ariovaldo Malízia é graduado em Educação Física pela então Universidade do Amazonas (UA), foi professor em escolas de Manaus, atuou como preparador físico da seleção olímpica de futebol da Arábia Saudita entre 1979-1982, assumiu em 1989 a Diretoria de Praças Esportivas da Superintendência de Educação Física do Estado do Amazonas (Sedam), hoje extinta.

Ariovaldo Malízia, trabalhou ainda como preparador físico das principais equipes de futebol Profissional de Manaus, como Nacional, Rio Negro, Fast Clube, Sul América e Rodoviário (1975-2002). Assumiu a diretoria técnica da Fundação Vila Olímpica de Manaus, de 1994 até abril de 2015, atuando como administrador da Arena da Amazônia (antigo estádio Vivaldo Lima), da Vila Olímpica, dos ginásios Amadeu Teixeira, Renné Monteiro e Elias Assayag (Parintins). Participou na organização de grandes eventos envolvendo a Seleção Brasileira de Futebol, como Brasil x Colômbia (1995), Brasil x Bósnia (1996), Brasil x Croácia (2006), Brasil x Equador (Eliminatórias da Copa da Alemanha 2010) e nos jogos Camarões x Croácia, Estados Unidos x Portugal e Honduras x Suíça (Copa do Mundo 2014), período no qual atuou como operador da Arena da Amazônia.

Amazonianarede-Aleam

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.