
(Foto: Ingrid Ane)
O ano de 2014 dá continuidade à Temporada de Cruzeiros na capital amazonense. O número de passageiros que circulou por Manaus desde outubro passado até o último domingo, 5, totalizou 4.015 turistas.
Até o dia 24 deste mês, três transatlânticos estão programados para chegar ao Porto de Manaus, no Centro. A temporada de cruzeiros em Manaus vai até maio, com expectativa de 8,2 mil turistas a mais na capital.
Na manhã de ontem, 7, o MS Albatroz, que fez parada em Parintins, aportou em Manaus. O navio traz 1.175 passageiros entre turistas e tripulantes, e fica na cidade até quinta-feira, 9. Os turistas foram recepcionados pela equipe da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e presenteados com colares artesanais confeccionados pela Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (AMARN), além de mapas de pontos turísticos locais. O comandante do navio recebeu a placa de boas – vindas da Prefeitura de Manaus.
De acordo com a diretora de turismo da Manauscult, Enilda Lins, o receptivo é uma estratégia para fortalecer o setor na cidade. “Como o sucesso do turismo em uma região é proporcional à satisfação do visitante, é necessário criar formas de encantar esse público e de bem recebê-lo”, explicou a diretora.
Segundo o gerente de operações, Daniel Barreto, os turistas chegam à capital e fazem uma série de visitas. “Quando chegam a Manaus, os passageiros fazem passeios de barco, conhecem a fauna e a flora locais e visitam os pontos turísticos da cidade, como o Teatro Amazonas, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Ponta Negra entre outros atrativos da cultura e culinária da região. É uma maneira de conhecer um pouco do que nossa cidade tem a oferecer”, afirmou Barreto.
Nesta segunda-feira, 6, o MS Pacific Princess zarpou com pouco mais de mil passageiros após dois dias na capital. O navio, da empresa Princess Cruises, contou com 670 passageiros, em sua maioria dos Estados Unidos e do Canadá, e 373 tripulantes.
O operador de turismo, Eury Barros, disse que as empresas do ramo e os turistas já percebem importantes melhorias na cidade. “Da limpeza à segurança, vemos e sentimos que a cidade avançou. Há dois anos, o Centro estava muito sujo, turistas foram assaltados e a maior parte dos espaços públicos estava fechada. A reabertura do Mercado Adolpho Lisboa e do Paço Municipal deu um novo ´gás’ em nossos atrativos”, explicou Barros.
A temporada de cruzeiros em Manaus foi iniciada em outubro do ano passado e encerra-se em maio, com previsão de receber 17 mil turistas estrangeiros de diversas nacionalidades dentre esses alemães, ingleses, americanos, holandeses, espanhóis, italianos e franceses. O receptivo tem parceria com a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).