Lideranças de comunidade indígena do Tarumã fazem reivindicações na CMM

Manaus – Representantes da comunidade Nações Indígenas, localizada no bairro Tarumã (zona Oeste), visitaram a Câmara Municipal de Manaus (CMM) e se reuniram com o vereador presidente, Bosco Saraiva (PSDB), nesta terça-feira (23).

O grupo trouxe solicitações para a Casa que visam melhorias de vida para a comunidade.

“Nossas reivindicações são de moradia digna. O poder público tem que ver que não viemos aqui para morrer. Principalmente sendo os guardiões da floresta”, declarou o líder da comunidade indígena, Sebastião Castilho, conhecido como ‘Sabá Kokama’.

A lista apresentada pelos indígenas reivindica a urbanização da via principal, uma caixa d’água de 5 mil litros, uma lixeira comunitária, uma sala de informática, iluminação pública, reforma do local atual de reuniões e ações sociais como a ‘Carreta da Mulher’ e a emissão de documentos básicos de identidade.

O presidente Bosco Saraiva ouviu atentamente as reivindicações e se comprometeu pessoalmente com a entrega da caixa d’água. Ele ainda expressou profunda simpatia com a causa indígena e declarou o desejo da CMM e do prefeito Artur Neto (PSDB) em melhorar as condições de vida destes nativos brasileiros em Manaus.

“Eles moram em condições muito precárias e não é justo, até por uma questão humanitária. Nós vamos ajudá-los com a força da Câmara e o desejo da Prefeitura de Manaus e do prefeito de que todos morem e vivam em condições adequadas e dignas na nossa cidade.”, finalizou Bosco Saraiva.

‘Sabá Kokama’ se mostrou bastante feliz com o encontro e o respeito da CMM com a causa e a cultura indígena.

“Ficamos muito agradecidos por esta Casa ter nos ouvido. Que seja assim sempre, apoiando não só este grupo, mas ao restante dos índios que precisam de benefícios melhores na capital. Esperamos que os grupos que nos representam sigam o mesmo exemplo”, concluiu o líder da comunidade indígena.

Participaram da reunião representantes das etnias Miranha, Kokama, Munduruku, Baré, Ticuna e Mura. A comunidade Nações Indígenas fica no Parque Riachuelo, no bairro Tarumã.

(Dircom – CMM)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.