Josué Neto visita municípios da calha do rio Madeira e traz debate sobre enchente para a ALEAM

Acompanhando a comitiva do governador Omar Aziz, durante visita a cinco municípios da calha do rio Madeira, onde foi anunciado um conjunto de investimentos da ordem de R$ 237 milhões pelo governo, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), deputado Josué Neto, acompanhou de perto as dificuldades dos moradores da região com relação à enchente deste ano, que já conta com 18 cidades em estado de calamidade pública no Amazonas.

De acordo com Josué, a Assembleia já abriu um calendário de programação para debater esses assuntos nas sessões plenárias da casa. “Já fizemos isso no ano passado, quando chamamos a Defesa Civil estadual para discutir e apontar sugestões de solução para os diversos problemas, porque nós temos deputados com trabalho em cada município e que representam todo o Estado do Amazonas”.

O presidente da Aleam lembrou que até o momento o estado já conta com 18 municípios em estado de calamidade por conta da enchente. “Nós sabemos que municípios como Caapiranga, Anamã, Barreirinha e vários outros já estão comprometidos pela invasão das águas e aqui em Nova Olinda há alguns pontos em que a água já invadiu a sede. E quando a gente diz que invadiu a sede é porque na zona rural a situação está mais delicada”, disse.

O deputado federal pelo PSD no Amazonas, Átila Lins também esteve na comitiva e se colocou à disposição para buscar recursos em Brasília para os municípios atingidos pela cheia deste ano. Átila disse que já está com a relação de 18 municípios que estão em estado de calamidade pública, trabalhando junto à Defesa Civil nacional.

“Eu já conversei com o secretário nacional da Defesa Civil, coronel Humberto Viana, ao lado do secretário estadual da Defesa Civil coronel Roberto Rocha. Estamos trabalhando para a liberação de recursos para a compra de madeira, de combustível, para contratação de frete e também para a aquisição de gêneros alimentícios e materiais de higiene e espero que nos próximos dias nós tenhamos condições de liberar esses recursos, para que o Estado possa atender aos municípios que estão nessa fase de calamidade”, informou.

Homenagem às mães

O presidente da Aleam participou no domingo (26), junto com o deputado Átila Lins, de uma festa tradicional em homenagem ao Dia das Mães na cidade de Nova Olinda do Norte, última etapa da viagem. O evento, idealizado pelo ex-prefeito Adenilson Reis, é organizado pelo Associação dos Jovens Novaolindenses e acontece há 10 anos sempre no último domingo do mês de maio.

Para o deputado Josué Neto a festa “é um momento especial e tradicional, onde a gente aproveita para conversar com as pessoas, abraçar e ouvir os problemas da cidade, além claro, de fazer essa homenagem a todas as mães novaolindense. É uma oportunidade de dizer muito obrigado, porque por trás dessas mães estão as mulheres que fazem a educação das famílias”.

Fonte: Diretoria de Comunicação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.