Irmão e sobrinho de Sabino C. Branco presos envolvidos em plano para matar políticos

Amazonianarede – Assessoria – Redação

Manaus – Quatro pessoas foram presas e um adolescente foi apreendido na manhã desta sexta-feira (15) durante ação coordenada pelo delegado Titular do município de Rio Preto da Eva, Virgílio César Costeira, com o apoio da Secretária Executiva Adjunta de Inteligência (SEAI), Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (FERA) e Policiais Civis lotados no 36º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Com cinco mandados de prisão e quatro de busca e apreensão, a ação policial teve inicio às 6h no bairro Jorge Teixeira na Zona Leste, Colônia Japonesa e Condomínio Bosque dos Ingleses, na Zona Centro-Sul da cidade.

Os advogados da coligação que é atual oposição ao prefeito de Rio Preto da Eva, Bolivar de Almeida Maués, 64(irmão do deputado federal Sabino Castelo Branco-PTB), e o filho dele Bruno Leandro Campos Maués, 28(sobrinho do mesmo político), além de Maicon Silva, 28, Raimundo Raniery Santos da Silva, 44, e um adolescente conhecido como “Bisteca”, de 17 anos, são acusados de integrar uma quadrilha que pretendia assassinar naquele município, o prefeito, o vice-prefeito, um procurador de Justiça da cidade e um empresário conhecido no local como “Carlinhos”.

Durante a operação foram apreendidos um revólver calibre 38 com sete projéteis, uma espingarda calibre 20, cartões de crédito, carimbos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), documentos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) falsificados, quatro carros sendo um Citroën C4 Pallas de cor vermelha e placas JXV – 6644, um Toyota Corolla cor preta e placas JXF – 1273, um Chevrolet Celta cor vermelha e placas NOT – 3583 e outro Toyota Corolla de cor prata com placas frias e duas motocicletas.

“Começamos a investigar essa quadrilha há dois meses, após recebermos uma denuncia anônima, de que o prefeito, o vice-prefeito, um procurador de Justiça e um empresário de Rio Preto da Eva estariam marcados para morrer por essa quadrilha, provavelmente por motivos políticos”, destaca o Delegado Virgílio César Costeira.
Ainda de acordo com o Delegado, as execuções foram arquitetadas no final das últimas eleições e as investigações irão continuar para averiguar se ainda existem mais pessoas envolvidas com a quadrilha.

Os cinco até o momento foram autuados em flagrante por Formação de Quadrilha (Art. 288 do CP). Bolivar e Bruno, que advogam para a coligação de oposição ao atual prefeito de Rio Preto da Eva também foram autuados em flagrante por Falsidade Ideológica (Art. 299 do CP). O adolescente será encaminhado à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI).

Os procedimentos policiais em torno do caso permanecem em andamento na tarde desta sexta-feira.

SUPOSTOS MANDANTES

Para o programa Alô Manaus, exibido diariamente pela TV a Crítica, entre os presos estão dois falsos advogados, Bolivar de Almeida Maués e o filho dele, Bruno Leandro Campos Maués, irmão e sobrinho do deputado federal Sabino Castelo Branco, ex-candidato a Prefeitura de Manaus.

Em entrevista ao programa, o procurador, Erick Franco de Sá, considerou de fato que o crime arquitetado seria político e chegou a anunciar dois nomes de possíveis mandantes e articulares dos assassinatos que não se consumaram graças a atuação da Polícia Civil, que fechou cerco e prendeu a quadrilha.

“Vou dar nome aos bois porque gosto de ser transparente: esse pessoal que planejava me matar e matar também o Dr. Ricardo e o Dr. Ernani foi contratado pelo Fúlvio Pinto (ex-prefeito) e pelo Anderson Souza(que também já foi prefeito de Rio Preto)”, disse ele.

Fúlvio, que deixou o comando da Prefeitura do Rio Preto da Eva agora em janeiro, apoiou Anderson na disputa pela sua sucessão.

Também falando ao programa, o prefeito que também seria uma das vítimas, confirmou que anda nas ruas de Rio Preto da Eva, com segurança reforçada, considerando que ainda durante a campanha política ocorreram alguns fatos estranhos, por isso resolveu reforçar a segurança, considerando que “todo o cuidado é pouco, diante de ameaças”.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.