Manaus – Na tarde da última quarta-feira, 15 de julho, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por meio da Gerência de Fauna, realizou o resgate de uma preguiça-real (Choloepus didactylus), no Tarumã, zona oeste de Manaus. A ação contou com o trabalho de três analistas ambientais do órgão.
Segundo informações, o animal estava na área desde a noite anterior. Sem conseguir realizar o resgate, os moradores acionaram o Ipaam. A preguiça não precisou passar por avaliações médicas e foi solta em uma área verde, próxima à estrada da Ponta Negra, também na zona oeste da capital.
“Quando o animal está ferido e não tem condições de ser solto após o resgate, encaminhamos ao Ibama ou para o Sauim Castanheira, e lá eles recebem todos os cuidados. Mas, felizmente, não foi o caso dessa preguiça, que pode voltar para a natureza logo após o resgate’’, disse a analista ambiental, Priscila Diniz.
Gerência de Fauna
Entre as atribuições do setor de fauna do Ipaam está o resgate de animais silvestres que estejam em situações de risco ou que ofereçam riscos para a sociedade.
Desde o dia 1º de julho até o momento, foram realizados pelo Ipaam aproximadamente 40 resgates. O telefone para solicitar os resgates é 2123–6774.
Amazonianarede